Preço do gás de botija só pode descer
Com o preço da matéria-prima a baixar é de esperar uma descida de seis euros ou mais no custo de uma garrafa de gás butano até ao final de maio.
- Dossiê técnico
- Pedro Silva
- Texto
- Isabel Vasconcelos

O preço do petróleo tem estado a baixar desde final de 2019 – desceu de cerca dos 70 dólares para menos de 30 dólares por barril, no início de abril – o que se tem refletido nas cotações dos seus derivados, como o gás. Como tal, é expectável uma descida do preço do gás engarrafado já este mês. Para verificar se tal acontece, e caso viva num dos 2,6 milhões de lares que ainda depende desta forma de energia, partilhe na nossa plataforma Poupe na botija o preço a que tem comprado as suas garrafas de gás butano ou propano. Ajude-nos, assim, a monitorizar a evolução do custo da botija do gás neste período de dificuldades acrescidas para todos.
Descida de 6 euros no custo da garrafa
Ao analisarmos a evolução do preço do gás butano engarrafado, o mais utilizado em Portugal, concluímos que existe um desfasamento de cerca de 2 meses entre a variação do preço de referência e o seu reflexo no valor pago pelo consumidor.
Preço da botija de butano tem de descer
O preço de venda das garrafas de gás tem sido atualizado com um desfasamento de cerca de dois meses face ao preço de referência. Está na altura de refletir a queda dos preços ocorrida em fevereiro e março e contrariar a resistência às descidas verificadas no passado.
Nesta análise, usámos o indicador de preço de venda ao público publicado pela ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético), bem como o preço de referência. O último reflete as alterações ocorridas no preço da matéria-prima, assim como os custos associados ao frete, às taxas e aos impostos sobre esta componente. Dos dados, torna-se evidente que já este mês é expectável que se comece a refletir a descida e que o preço da botija de gás, atualmente num valor médio de 26 euros, se aproxime dos 23 euros.
Mas esta baixa de preços terá de continuar para acompanhar a queda que tem ocorrido nos derivados do petróleo. Daí apontarmos para valores inferiores a 20 euros, por garrafa, até finais de maio. Estes valores podem inclusive ser atingidos mais cedo: o aumento do consumo doméstico, devido ao confinamento a que estamos sujeitos, pode levar a que os stocks existentes sejam escoados mais rapidamente.
Ajude-nos a controlar se há especulação de preços
Dada a descida referida, o que não pode de todo acontecer é os preços manterem-se e muito menos aumentarem. Relembramos às autoridades competentes o seu dever de regulação, fiscalização e punição. São os meios disponíveis para que comportamentos especulativos sejam evitados e os consumidores dependentes do gás engarrafado não sejam ainda mais penalizados nesta crise.
Este é um mercado em que vigora um regime de preços vigiados. Como tal, compete ao Estado garantir essa vigilância e atuação célere. Se não se verificar uma descida dos preços, deverão ser pensadas outras formas, mais musculadas, de preservar a defesa dos interesses dos consumidores. Neste mercado, contrariamente ao da eletricidade ou do gás natural, não existe uma “tarifa regulada” de salvaguarda.
Os consumidores também podem contribuir ao usarem a plataforma Poupe na botija. Nesta, é possível indicar o preço do gás na zona onde vive. A contribuição de todos é fundamental, para conseguirmos monitorizar os preços.
Lançamos ainda outro apelo aos consumidores: caso não consigam comprar gás engarrafado, alertem-nos para o e-mail correioleitores@deco.proteste.pt. De facto, o acesso a este produto pode estar em causa devido ao encerramento de uma esmagadora maioria de pontos de venda da rede de retalho. Queremos acompanhar esta situação, para garantir que não é posto em causa um dos pilares de base de um serviço público essencial.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |