Power Pack da Endesa tem preço fixo, mas pode sair caro
Início
O tarifário Power Pack, da Endesa promete uma conta certa de luz ou gás, mas é uma ilusão: se não escolher bem o perfil ou não acompanhar o que gasta, pode ter uma surpresa desagradável. Não é o tarifário mais barato e para poupar tem de esperar mais de um ano.
- Dossiê técnico
- Pedro Silva
- Texto
- Carla Oliveira Esteves

Este tarifário com preço fixo pode ser um risco. Se não gastar a energia contratada, vai pagar pela luz ou pelo gás que não consumiu. Se ultrapassar o limite de consumo e não controlar com regularidade a fatura, vai pagar no acerto de contas e a um preço superior e pouco competitivo. A paz de espírito que o consumidor pensava ter contratado implica um envolvimento constante para se certificar de que está na opção correta.
Para evitar estas situações, a Endesa deve disponibilizar informação sobre a evolução do consumo num formato simples e em várias plataformas, porque nem todos os consumidores têm acesso a meios digitais.
Para comparar este tarifário com todos os que existem no mercado, use o nosso simulador.
Aviso: isto não é um “Conta Certa”
Os Power Packs são tarifários fixos, com três perfis de utilização, que dependem do consumo e da potência contratada: S, M e L.
Nos tarifários com “Conta Certa”, o consumidor paga um valor fixo, por mês, e no final de cada ano de contrato o operador faz um acerto de contas. Se consumir a menos, devolve-lhe o dinheiro correspondente. Se consumir a mais, cabe-lhe a si pagar a diferença. Mas o valor cobrado pela energia consumida não varia, como pode acontecer no caso dos Power Pack.
Os “Conta Certa” também não estão isentos de “surpresas”, pois se tiver consumido muito mais do que contratou vai receber uma fatura de acerto mais pesada. No entanto, só paga o que realmente consome e o preço da energia não sobe por isso.
Vale a pena?
Fizemos as contas e concluímos que há muitos "ses" a considerar antes de contratar este tipo de tarifário. O acesso completo aos resultados é reservado aos nossos associados. Se ainda não é subscritor, descubra esta e outras vantagens.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |