Posso confiar no contador inteligente?
EDP Distribuição: os contadores são fiáveis
Que benefícios trazem os contadores inteligentes para o consumidor e para o sistema?
A utilização de equipamentos de medição inteligente (as chamadas Energy Box), sobretudo quando integrados num sistema de redes inteligentes, traz vários benefícios. O consumidor irá usufruir de uma melhoria da qualidade dos serviços técnicos e dos comerciais, na viabilização de novos serviços que promovam a eficiência energética e um envolvimento mais ativo. A qualidade do serviço técnico irá melhorar, porque passa a ser possível reduzir avarias na rede ao antecipar a deteção e a resolução de problemas. Quanto ao serviço comercial, irá haver a capacidade de responder de forma mais célere e eficiente aos pedidos dos consumidores (ativação ou desativação do serviço, alteração da potência contratada ou da tarifa) e usar consumos reais para a faturação. O contador inteligente garante informação mais detalhada do perfil de consumo e permite o aparecimento de serviços focados na eficiência energética.
Melhorar a qualidade dos serviços técnicos e comerciais também beneficia o sistema. Parte significativa das operações que, no passado, tinham de ser feitas localmente, com maiores custos, menor eficácia e maior transtorno para os consumidores, passam a ser efetuadas remotamente, de forma célere, com menor custo e sem a presença do cliente. Também existem benefícios para a EDP Distribuição. A informação recolhida contribui para planear, manter e operar a rede de modo mais eficaz.
O plano atual de instalação das Energy Box, para o período 2019-2023, está a decorrer como previsto. Contamos estar em 80% dos lares no final de 2023.
Temos vindo a privilegiar uma distribuição equitativa por todos os distritos e concelhos de Portugal Continental, com ênfase nas zonas urbanas. Também é realizado um esforço no sentido de “fechar” redes (completar a instalação de novos equipamentos em todos os locais servidos por um mesmo posto de transformação), para potenciar a eficácia das comunicações, a eficiência da exploração técnica da infraestrutura e a gestão das expetativas dos clientes.
Sim, todas as Energy Box instaladas pela EDP Distribuição estão equipadas com uma porta de comunicação local, designada por Home Area Network (HAN), que permite ao cliente aceder à informação em tempo real.
Contudo, o acesso poderá ser prestado pelo comercializador ou por outra entidade autorizada pelo cliente. Para tal, é necessária a instalação de um módulo de comunicação na Energy Box, ligado à porta HAN, que, por sua vez, passará a informação a um dispositivo em casa do cliente. Assim, está disponível o acesso em tempo real à Energy Box para qualquer cliente que queira investir numa solução desse tipo.
Com a instalação das Energy Box, o controlo de potência passa a ser efetuado pelo equipamento, ou seja, o disjuntor de controlo de potência torna-se obsoleto. Por serem equipamentos digitais, o controlo de potência é mais exato (embora haja alguma tolerância face à potência contratada), garante uma maior homogeneidade entre equipamentos (algo difícil com os tradicionais disjuntores) e tem a capacidade de ajustar-se, se necessário. Por esta razão, poderá haver clientes que anteriormente usufruíam de uma potência superior à contratada e agora notam uma atuação menos condescendente por parte do novo equipamento.
No início do processo, existiram algumas reclamações relacionadas com esta mudança e que motivaram pequenos ajustes na funcionalidade. Atualmente, o nível de reclamações é muito reduzido.
Os novos equipamentos têm a mesma fiabilidade dos contadores antigos e são todos certificados por entidades acreditadas para o efeito, razão pela qual o número de queixas é muito residual. Quando existem, na maioria das situações, as variações de valores faturados estão associadas ao período da substituição do contador antigo pelo novo. Como a periodicidade da leitura era de três meses, poderiam existir períodos significativos com consumos estimados desajustados da realidade. Nestas situações, ao ser retirado o contador antigo, é feita a leitura e, na fatura seguinte, pode haver lugar a uma recuperação ou devolução de dinheiro.
Por outro lado, como a faturação passa a estar sincronizada com o consumo, nos meses de maior consumo (inverno), há uma sensação de aumento do valor e que é compensada com os meses de menor consumo (verão), quando é expectável uma redução. Se o consumidor não alterar o seu padrão de consumo, no final do ano, a faturação será idêntica.
Todos os clientes de baixa tensão estão envolvidos nesta alteração de tecnologia. Uma das grandes vantagens das Energy Box é medir a energia nos dois sentidos, ou seja, mede a que se gasta e aquela que é injetada na rede de distribuição.
A contagem de energia processa-se da mesma forma que atualmente: sempre que a produção própria não é suficiente para satisfazer o consumo, a eletricidade em falta é fornecida pela rede de distribuição e medida pela Energy Box. Se o cliente optar pela venda da energia excedente, também será o contador inteligente a assegurar a medição.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).