Notícias

Mais de 16 mil respostas avaliam fornecedores de energia

Energias em fornecedores diferentes

Mais de metade dos inquiridos mantém-se fiel ao serviço de gás e de eletricidade (quando contratado em separado), sendo clientes do mesmo fornecedor há mais de cinco anos. Essa lealdade é curiosa, uma vez que mais de um quinto dos inquiridos vivenciaram, pelo menos, um problema no último ano com o fornecedor de eletricidade e 14% com o de gás. Falhas na faturação, informação em falta ou incorreta e interrupção do serviço foram as queixas mais frequentes.

 infografia 1

As empresas de eletricidade Enat, Luzboa e Ylce partilham os melhores níveis de satisfação global, com uma nota superior a 7,5 numa escala de 1 a 10. A EDA, com uma avaliação de 5,7, ficou em último no ranking da satisfação. A Galp Energia, a EDA e a Iberdrola reuniram mais problemas face à média de fornecedores de eletricidade.

infografia 2

No que toca aos fornecedores de gás natural, a EDP Comercial obtém a melhor avaliação global (7 sobre 10), seguida de perto pela Tagusgás, EDPgás, Endesa e Galp Energia. A Setgás e a Duriensegás são as que menos agradam. Quanto aos problemas reportados, a Goldenergy é a que recebe mais queixas.