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Mais de 16 mil respostas avaliam fornecedores de energia

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Consumidores revelam a sua experiência com os fornecedores de gás natural e de eletricidade. Saiba o que fazer para mudar e poupar na fatura.

  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho e Pedro Silva
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Isabel Vasconcelos
27 novembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho e Pedro Silva
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Isabel Vasconcelos
fornecedor energia

iStock

A Galp Energia, a EDA e a Iberdrola foram as empresas com mais problemas denunciados. Já a Goldenergy registou mais queixas entre os clientes que contrataram o gás separado da eletricidade. A Galp Energia, por sua vez, reuniu mais problemas entre os inquiridos que assinaram um único contrato para ambas as energias.

Conheça a solução para si no simulador 

Estas são algumas das conclusões do nosso inquérito anual sobre fornecedores de energia, realizado online junto dos nossos associados em março de 2019. Os resultados basearam-se em quase dez mil respostas válidas, às quais juntámos as mais de seis mil recolhidas no questionário de 2018, para uma maior robustez das conclusões, no que toca à satisfação com os fornecedores de energia.

Mude sem problemas

Se não está satisfeito com o seu comercializador ou considera a fatura muito elevada, descubra o fornecedor mais barato para si no nosso simulador. De seguida, contacte o novo comercializador, para assinar o contrato. Aquele tratará dos procedimentos necessários para a mudança, sendo que esta ocorre no prazo máximo de três semanas. Não precisa de cancelar o contrato com o anterior fornecedor. Entretanto, receberá uma fatura da anterior empresa, para fechar as contas. O novo comercializador enviará as seguintes. Caso não fique satisfeito com o novo serviço ou surja uma proposta mais vantajosa, pode e deve mudar as vezes que entender. Leia sempre as condições do contrato, para se certificar de que não existe um período de fidelização ou eventuais penalizações ao mudar antes do final do prazo.

Pode também poupar ao reduzir o consumo de energia. Por exemplo, opte pelo programa económico na lavagem da roupa e da loiça e evite deixar aparelhos em stand-by. Se concentrar o grosso do consumo de eletricidade à noite e ao fim de semana, poderá compensar a tarifa bi ou tri-horária.

Se a maioria dos consumidores insatisfeitos migrarem para outros comercializadores, pressionarão os primeiros a melhorarem os serviços. É ainda importante que as empresas apostem mais no apoio ao cliente e que emitam faturas claras e fáceis de interpretar.

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