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Mais de 14 mil respostas avaliam fornecedores de energia

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Consumidores revelam a sua experiência com os fornecedores de gás natural e de eletricidade. Saiba o que fazer para mudar e poupar na fatura.

  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho e Pedro Silva
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Isabel Vasconcelos
19 dezembro 2018
  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho e Pedro Silva
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Isabel Vasconcelos
fornecedor energia

iStock

Galp e Goldenergy apresentam mais problemas do que a média, tanto no fornecimento de eletricidade como de gás natural. A Goldenergy foi ainda a empresa com mais problemas, junto dos consumidores com um contrato conjunto de gás e eletricidade. Problemas de faturação e informação em falta ou incorreta na fatura foram as queixas mais frequentes nos 12 meses anteriores ao preenchimento do inquérito.

Conheça a solução para si no simulador 

Estas são algumas das conclusões do nosso inquérito anual sobre fornecedores de energia, realizado online junto dos nossos associados. Os resultados basearam-se em 14 918 respostas válidas, das quais 7608 relativas ao fornecimento de eletricidade, 2414 ao de gás e 4896 à oferta dual (um só contrato para ambas as energias). Tal permitiu-nos avaliar 12 fornecedores de eletricidade, 13 de gás natural e 6 da oferta dual.

Mude sem problemas

Se não está satisfeito com o seu comercializador ou considera a fatura muito elevada, descubra o fornecedor mais barato para si no nosso simulador. De seguida, contacte o novo comercializador, para assinar o contrato. Aquele tratará dos procedimentos necessários para a mudança, sendo que esta ocorre no prazo máximo de três semanas. Não precisa de cancelar o contrato com o anterior fornecedor. Entretanto, receberá uma fatura da anterior empresa, para fechar as contas. O novo comercializador enviará as seguintes. Caso não fique satisfeito com o novo serviço ou surja uma proposta mais vantajosa, pode e deve mudar as vezes que entender. Leia sempre as condições do contrato, para se certificar de que não existe um período de fidelização ou eventuais penalizações ao mudar antes do final do prazo.

Pode também poupar ao reduzir o consumo de energia. Por exemplo, opte pelo programa económico na lavagem da roupa e da loiça e evite deixar aparelhos em stand-by. Se concentrar o grosso do consumo de eletricidade à noite e ao fim de semana, poderá compensar a tarifa bi ou tri-horária.

Se a maioria dos consumidores insatisfeitos migrarem para outros comercializadores, pressionarão os primeiros a melhorarem os serviços. É ainda importante que as empresas apostem mais no apoio ao cliente e que emitam faturas claras e fáceis de interpretar.

 

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