Notícias

Gás engarrafado: novo regulamento abre portas a maior concorrência

02 março 2016 Arquivado
Poupe na botija

02 março 2016 Arquivado

A possibilidade de trocar a botija de gás vazia em qualquer loja e por outra de marca diferente, sem custos para o consumidor, aumenta a concorrência e pode levar a uma maior guerra de preços. Após 3 anos a lutarmos para melhorar o acesso a esta forma de energia, congratulamo-nos com esta decisão.

O regulamento, em vigor desde 1 de março, é uma vitória da DECO e dos consumidores. Permite que estes troquem a garrafa antiga por outra de capacidade equivalente, de qualquer marca, sem terem de pagar caução. A lei fomenta, deste modo, a mobilidade entre marcas, o que terá efeitos ao nível da concorrência.

Para consultar os preços das diferentes marcas, a nossa plataforma www.poupenabotija.pt é a ferramenta ideal. No mapa, basta selecionar a área desejada e pesquisar as lojas para as quais existem preços. Para aumentar a quantidade de preços, apelamos a todos os consumidores que ajudem a preencher o mapa, ao indicar a loja mais barata perto de sua casa. A sua contribuição, além de constituir um manancial de informação útil para todos, aumenta a transparência do setor.

Para poderem usar outra marca de gás, os consumidores precisam de um redutor apropriado. As marcas têm aqui a oportunidade de captar clientes ao oferecer os redutores necessários.

Como trocar o redutor da garrafa de gás

Este regulamento foi uma primeira vitória, mas ainda há trabalho a fazer. Iremos acompanhar este assunto e dar conhecimento dos desenvolvimentos sempre que houver novidades. Afinal, dois terços dos portugueses, muitas vezes sem alternativa, querem melhorar o acesso ao gás engarrafado.

Imprimir Enviar por e-mail