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Gás e eletricidade: 18 mil consumidores avaliam fornecedores

Contratar o fornecedor com os melhores preços ajuda a poupar na fatura, mas conhecer o que mais satisfaz os consumidores pode evitar conflitos.

20 dezembro 2017
energia

Thinkstock

Em contratos separados ou conjuntos de gás e eletricidade, os níveis de satisfação global são pouco elevados, sobretudo entre os fornecedores de gás natural onde todos se ficam pelas duas estrelas. Nas empresas de eletricidade, as diferenças são maiores. A Enat destaca-se com quatro estrelas na satisfação global. A fiabilidade do serviço, os serviços disponíveis online e a transparência das faturas foram pontos a favor.

A Galp On e a Goldenergy foram as empresas de eletricidade e de gás com mais problemas. A Goldenergy é também a que mais problemas gerou no último ano aos consumidores com um contrato conjunto de gás e eletricidade.

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Satisfação e problemas 

O inquérito foi realizado entre março e abril de 2017, a uma amostra dos nossos associados. Recebemos 8298 respostas às quais juntámos as do estudo anterior, para aumentar a estabilidade dos resultados, perfazendo um total de 17 991. Podemos assim divulgar as avaliações de 12 fornecedores de eletricidade, 9 de gás natural e 4 da oferta dual (mesmo fornecedor de gás e eletricidade).

 

Eletricidade


 Fornecedor  Satisfação   0-100 
Enat Avaliação: 4  73
Energia Simples Avaliação: 3   68
Luzboa Avaliação: 3  68
Ylce Avaliação: 3  67
EDP Comercial Avaliação: 2   58
EEM (Madeira) Avaliação: 2   55
EDP Serviço Universal Avaliação: 2   54
Galp ON Avaliação: 2   53
Iberdrola Avaliação: 2   51
Endesa Avaliação: 2  51
EDA (Açores) Avaliação: 1  48
 Goldenergy Avaliação: 1   42

No 12 meses anteriores ao preenchimento do questionário, 25% dos inquiridos referiram ter tido, pelo menos, um problema com o fornecedor. Os mais comuns deveram-se a falhas na faturação (27%) e a informação incompleta ou errada (24%).

Gás


 Fornecedor  Satisfação   0-100 
Lisboagás Avaliação: 2  60
Setgás Avaliação: 2   60
EDP Comercial Avaliação: 2  58
Lusitaniagás Avaliação: 2  58
Beiragás Avaliação: 2   57
Goldenergy Avaliação: 2   56
Galp On Avaliação: 2   55
 Endesa Avaliação: 2   51
 EDP gás Avaliação: 2   51

No 12 meses anteriores ao preenchimento do questionário, 17% dos inquiridos referiram ter tido, pelo menos, um problema com o fornecedor. Os mais comuns deveram-se a falhas na faturação (34%), informação incompleta ou errada (18%) e problemas no pagamento (14%).

 

Mesmo fornecedor de eletricidade e gás natural


 Fornecedor  Satisfação   0-100 
EDP Comercial Avaliação: 2  60
Galp On Avaliação: 2   55
Endesa Avaliação: 2  51
Goldenergy Avaliação: 1  49

No 12 meses anteriores ao preenchimento do questionário, 33% dos inquiridos referiram ter tido, pelo menos, um problema com o fornecedor. Os mais comuns deveram-se a falhas na faturação (36%) e a informação incompleta ou errada (25%).


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