Notícias

Fraude em contadores de eletricidade

Como é feito o combate à fraude

Para combater a fraude, a EDP Distribuição formou uma equipa de analistas matemáticos e engenheiros. Estes recebem denúncias e analisam padrões, de modo a detetar a existência de fraudes. Os técnicos que recolhem as leituras dos contadores também são uma fonte importante de identificação de problemas, mas não são a única. Os contadores com telecontagem (presentes em empresas) e os inteligentes, que começam a ser usados em muitos lares, têm sido uma ajuda importante.

Recebida uma denúncia, é enviada uma equipa técnica à habitação, para fazer uma verificação do contador. Nesta operação, a presença do cliente não é obrigatória, embora seja aconselhada.

Se existir uma fraude, o caso segue para uma equipa que irá verificar se a habitação tem um contrato de fornecimento, desde quando e quais os consumos, entre outros dados. Também é analisado se houve uma diminuição significativa do consumo ou alterações suspeitas.

Caso existam indícios de fraude, é enviada uma carta ao consumidor a informá-lo do resultado da investigação e com o auto de verificação do contador. Sempre que o cliente apresentar provas de que, por exemplo, a diminuição do consumo teve uma justificação ou que habita a casa há menos tempo do que o usado para o cálculo da indemnização, a dívida pode ser anulada ou reduzida.