Notícias

Cauções de água, luz e gás: 80 mil pedidos, 6 semanas depois

22 outubro 2015

22 outubro 2015

A DECO recebeu mais de 80 mil pedidos de devolução de cauções dos serviços públicos e muitos consumidores já recuperaram o dinheiro. Junte-se a esta causa até 30 de novembro.

Em apenas 6 semanas, a DECO recebeu mais de 80 mil registos através da plataforma www.dinheirodoscontadores.pt. Os consumidores manifestaram o seu agrado com esta ação, sobretudo pela receção de informação sobre o direito de devolução das cauções, o que muitos portugueses desconheciam.

Metade destes processos já foram iniciados. Todos os consumidores receberam informação sobre o pedido de verificação do direito à devolução da caução. Muitos já recuperaram mesmo os montantes que lhes eram devidos. Até à data, o valor das cauções é muito variável. Chega aos 30 euros. A DECO também recebeu pedidos de consumidores que não têm direito a esse pagamento. Depois de verificar todos os dados, notificámos de imediato os portugueses sobre este facto.

A reação dos prestadores de serviços tem sido muito positiva. Responderam à DECO e informaram os consumidores com rapidez, ajustando os procedimentos.

Registe-se até 30 de novembro
Até 30 de novembro, todos os consumidores podem registar-se em www.dinheirodoscontadores.pt. O processo da devolução de cauções terminará a 31 de dezembro deste ano.

Os portugueses, consumidores e prestadores de serviços, juntaram-se à DECO nesta operação inédita e muito útil. Dado o interesse demonstrado por milhares de consumidores que desconheciam este direito, a DECO continua a reivindicar a prorrogação do prazo efetivo da devolução das cauções.

O trabalho não acaba aqui. Queremos ajudar todos a recuperar o dinheiro até ao último cêntimo. É um direito básico do consumidor. Também pode preencher a plataforma em nome de outro consumidor. A pessoa que se regista assume que tem autorização do titular do contrato e é responsável pelas informações que prestar. Basta indicar a condição em que o faz (herdeiro, representante legal, tutor, familiar ou outro) e inserir todos os dados. Não perca tempo, nem dinheiro. Quanto mais cedo, melhor, para garantir o sucesso desta operação.