Notícias

Campanha EDP 10% + 5% não é a melhor oferta no mercado

Início

É preciso ler as entrelinhas das condições desta campanha com muita atenção. Use o nosso simulador para verificar se vale a pena aderir.

17 janeiro 2018
campanha EDP

Thinkstock

A EDP Comercial propõe descontos de 10%, no gás natural, e de 5%, na eletricidade, sobre o termo fixo da fatura e energia consumida. Mas, atenção, que a proposta tem muitas condições nas entrelinhas. Os descontos anunciados mencionam um período de 6 meses, mas, ao ler bem, verificamos que afinal só são válidos até 30 de junho de 2018. Para quem contrata agora, estes prazos não batem certo e podem ser enganadores. Há ofertas duais no mercado melhores e mais transparentes, por isso confirme no nosso simulador se vale a pena.

Simule e desmascare os “descontos”

Além disso, até 17 de janeiro o preço é mais baixo do que o que vigorará a partir daí e 17 dias mais barato pouco influencia o que se paga num ano inteiro. Um contrato em que os preços mudam antes de chegar a primeira fatura é uma prática que condenamos.

É fácil anunciar um grande desconto quando o ponto de partida além de bastante elevado é diferente entre operadores. Os descontos anunciados aplicam-se sobre o preçário base de cada operador e não sobre as tarifas reguladas. Por exemplo, os preços de referência dos operadores com oferta de tarifários duais variam entre 17% e 39% acima do preço da tarifa regulada para o termo fixo.

O que realmente interessa é o preço final do gás e da eletricidade e se é ou não preciso contratar um serviço adicional (o que vai pesar na fatura). Quantas mais condições e energias, maior a confusão e o risco de tomar uma má decisão a longo prazo.

Saiba ainda que a EDP Comercial costumava ter preços muito próximos da tarifa regulada de eletricidade, mas esta deixou de ser a política da empresa. Uma mudança que penaliza mais os contratos com potências mais baixas, cujo valor base do termo fixo está agora cerca de 30% acima do estipulado para as tarifas reguladas. No valor unitário de eletricidade, o preço está um pouco mais baixo do que o da tarifa regulada.