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Atrasos nas ligações de luz e gás em casa nova

16 fevereiro 2016

16 fevereiro 2016

Dezenas de consumidores têm reclamado sobre a demora na ligação do fornecimento de gás e eletricidade na sua nova morada. 

O problema começa após a celebração do contrato com uma comercializadora para os serviços de energia, em situações de mudança para uma nova habitação, por arrendamento ou compra. A demora na ligação dos serviços, seja pela necessidade de instalação de novo contador, agendamento de inspeção de gás, que é obrigatória no caso do gás canalizado, ou alterações no contador, é tanta que os consumidores chegam a estar meses sem estes serviços considerados essenciais para a habitabilidade da nova casa.

O consumidor adia assim a mudança para nova casa, muitas vezes incorrendo em custos adicionais numa residência temporária, ou opta por mudar-se mesmo sem os serviços, sendo obrigado a fazer refeições e banhos fora de casa.

A DECO apoia nestas situações, contactando a comercializadora que foi contratada pelo consumidor e o operador de rede em questão, EDP Distribuição para energia elétrica e, no caso do gás, consoante a morada da habitação. No entanto, considerando a urgência nestas situações, as respostas dos envolvidos não resolvem o problema do consumidor, deixando-o numa posição vulnerável, sem saber o que fazer para conseguir ligar os serviços na sua nova morada.

Dada a essencialidade dos serviços energéticos, a DECO exige que estas dificuldades e atrasos na ativação dos serviços sejam ultrapassadas com a maior urgência e denunciará estas situações junto da entidade fiscalizadora, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. 


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