Respondemos às principais dúvidas sobre eletricidade e gás.
Qual é a melhor tarifa de eletricidade e gás?
Escolher a melhor tarifa de eletricidade e gás não é fácil. A principal dificuldade são as percentagens de descontos que os operadores anunciam. O que parece mais barato nem sempre o é, porque, na realidade, os preçários de base de cada operador variam. Além disso, algumas vezes, os descontos aplicam-se apenas a certos componentes da fatura e com limitações temporais. Antes de qualquer simulação nas tarifas de eletricidade, conheça o seu perfil de consumo: energia consumida e distribuição ao longo de um período longo, potência contratada ou escalão (no caso do gás natural). Experimente o nosso comparador de tarifas de eletricidade e gás.
Como mudar de operador de energia?
Para fazer qualquer mudança é preciso contactar o operador que fornece a tarifa escolhida. Encontra o contacto na folha de detalhe da tarifa selecionada.
Quando fazer a inspeção de gás no prédio?
As inspeções de gás nos prédios são obrigatórias, sejam iniciais, periódicas ou extraordinárias. As inspeções periódicas às frações e partes comuns do prédio são obrigatórias a cada cinco anos se já tiverem sido realizadas há mais de dez anos e não tenham sido objeto de remodelação. Quando há necessidade de fazer uma inspeção, cabe ao proprietário do imóvel ou a quem usufrui da instalação ou aparelho a gás promovê-la e pagá-la. No caso de partes comuns do prédio constituído em propriedade horizontal, a responsabilidade é do condomínio.