Eventos

DECO Concurso Escola Sustentável Energia: entrega de prémios

11 junho 2012

11 junho 2012

Promover a poupança de eletricidade através das crianças e jovens foi o desafio que lançámos no início do ano letivo aos estudantes de todo o País.

Entre outubro de 2011 e abril de 2012, recebemos 320 projetos de escolas públicas e privadas, do ensino básico, secundário e profissional. Os projetos envolveram 3500 alunos que, junto com 210 professores, revelaram uma enorme imaginação e criatividade.

Definimos cinco categorias a que as escolas podiam concorrer: energia em casa, energia com arte, imagens com energia, energia na comunidade e energia para todos.

Não foi fácil, mas o júri, composto por representantes de diferentes entidades, conseguiu escolher os projetos que mais se destacaram. Elegemos 11 vencedores e 8 menções honrosas. A 29 de maio, dia da energia, entregámos os prémios numa cerimónia animada que juntou mais de 400 participantes, bem como representantes das entidades que apoiaram o concurso.

No próximo ano letivo, vamos continuar com novas iniciativas junto das escolas.

Uma plateia jovem e divertida assistiu à entrega dos prémios.

Isabel, Diogo e Inês vieram de Escola EB1/JI de Covoada, Ponta Delgada, e nomearam várias dicas para poupar energia, como desligar o televisor no botão.

Rita, Beatriz e Margarida, da Escola Básica de Mafra, fizeram uma peça de teatro com os restantes colegas de turma que lhes valeu o primeiro prémio da categoria “energia com arte”.

Cátia, Beatriz, Márcia, Tânia e Ana, da Escola Secundária de Gondomar, afirmaram que o projeto que desenvolveram com os colegas ajudou-as a perceber que é mesmo preciso poupar energia.

Vítor Santos, presidente da ERSE, Vasco Colaço, presidente da DECO, e Jorge Morgado, secretário-geral da DECO, divertiram-se com a animação do grupo de dança hip-hop.