Dicas

Gás engarrafado: regras de ouro a utilizar

01 julho 2022
botija de gás

O gás engarrafado ou outro combustível apresenta alguns riscos, mas é possível reduzir ou anulá-los com regras básicas de segurança, como manter sempre a botija de pé.

Respondemos às dúvidas mais comuns sobre a utilização de gás engarrafado, que nos chegam através da plataforma Poupe na botija. O objetivo é criar uma base de dados com os preços do gás engarrafado em todo o País, para promover a concorrência. Conseguiu um preço mais baixo noutra marca? Não se deixe intimidar pela necessidade de trocar o redutor para a nova botija.

Que cuidados devo ter na instalação de gás engarrafado? 

A instalação deve ser feita por um técnico credenciado para o efeito, tal como no gás natural, por exemplo. Existem regras que devem ser cumpridas e os técnicos credenciados estão devidamente habilitados. Contudo, qualquer consumidor poderá depois trocar a botija quando necessário.

Para encontrar um técnico certificado, visite o DECO PROTESTE SELECT.

CONHEÇA O DECO PROTESTE SELECT

Devo ter as garrafas dentro de casa ou no exterior? 

O risco de acidente diminui se guardar as botijas no exterior da habitação, numa cabine devidamente identificada. Esta deverá ser feita em material incombustível e bem ventilada, com pavimento cimentado e revestido a cerâmica ou de terra compactada. Deverá conter uma indicação de proibição de fumar ou fazer fogo. Por uma questão de segurança, dentro de uma divisão, armazene no máximo duas garrafas de gás (cheias ou vazias) e sempre na vertical.

Tenho garrafas adicionais na garagem do prédio. Há algum problema? 

Sim. A Portaria n.º 460/2001, de 8 de maio, proíbe o armazenamento de garrafas de gás, cheias ou vazias, em caves. Mas permite armazená-las em compartimentos semienterrados.

Moro num prédio com mais de 9 andares e 28 metros de altura. Posso usar gás engarrafado? 

Sim. A Portaria n.º 361/98, de 26 de junho, proíbe a utilização de gás engarrafado em “prédios de grande altura”, ou seja, com mais de 28 metros de altura, medidos da cota mais baixa da via de acesso até à cota máxima dos pisos para habitação.

Qual é o significado dos números na mangueira de borracha que liga o redutor ao fogão? 

Os números indicam a validade da mangueira, entre outros. De facto, as mangueiras utilizadas como conectores maleáveis, no início ou na parte final da instalação de gás, apresentam uma validade e devem ser substituídas perto do final desta data. Este conector não pode ter mais de 1,5 metros de comprimento.

A divisão onde está instalada a botija cheira a gás. O que fazer?

Não faça qualquer tipo de faísca nem crie pontos de ignição: não deve ligar ou desligar eletrodomésticos ou interruptores. Evite desligar o disjuntor do quadro de eletricidade. Faça a imediata ventilação do local, de preferência através da abertura das janelas. Procure a fonte da fuga e elimine-a (bico aberto, furo no tubo de alimentação entre a garrafa e o equipamento, problema no redutor ou na válvula da garrafa, etc.). Se não conseguir eliminar a fuga, transporte a garrafa para o exterior. Em caso de incêndio, certifique-se de que não fica ninguém em casa e ligue de imediato o 112. Não tente combater o incêndio, sobretudo se tiver mais garrafas dentro da habitação, devido ao risco de explosão.

Na zona onde habito não há entrega de botijas ao domicílio. Posso transportá-las no meu carro?

As garrafas de gás, cheias ou vazias, são consideradas matérias perigosas do ponto de vista legal e do Código da Estrada. Por isso, o transporte está sujeito a regras apertadas. Contudo, a lei prevê que o consumidor final possa transportar na sua viatura até duas garrafas de gás (cheias ou vazias) para consumo e utilização. Aconselhamos a fazê-lo sempre com as janelas ligeiramente abertas. Não deixe a viatura muito tempo imobilizada com exposição solar.

Tenho a botija de butano no exterior. Nos dias mais frios, o fogão e o esquentador não funcionam. Será um problema dos aparelhos? 

Não. O gás butano tem dificuldade em se vaporizar (passar da fase líquida para a gasosa) em temperaturas ambientes baixas, na casa dos 0°C. Ou seja, o que está líquido dentro da garrafa permanecerá líquido, não podendo ser consumido pelos equipamentos. Nesta situação, deverá mudar para gás propano. Apenas terá de instalar novos redutores nas botijas. Não precisa de efetuar alterações nos equipamentos de queima.

Na zona onde moro há gás natural canalizado, mas ainda utilizo propano em garrafa. Devo mudar?

O gás natural apresenta um poder calorífico inferior ao do gás propano e butano: para gerar a mesma quantidade de energia é preciso consumir mais gás. Mas a vantagem do gás natural é que fica sempre mais barato no final. O preço por m3 é inferior.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.