Dicas

Fatura da energia: quatro exemplos de poupança

Início

Quase 150 euros anuais é a poupança máxima conseguida nos quatro exemplos que analisámos e bastaram mudanças simples e pouco investimento.

07 setembro 2017
Imagem com lâmpada economizadora, chama de bico de gás e notas de euros

Thinkstock

Queremos ajudar os consumidores a encontrarem a melhor solução para reduzir a fatura do gás natural e da eletricidade, mas não temos possibilidade de analisar, um a um, todos os lares. Verificámos quatro agregados e em todos é possível poupar. Quem sabe, o próximo pode ser o seu.

Através de alguns passos, o nosso simulador da energia permite descobrir o tarifário mais adequado. A Escolha Acertada tem em conta o preço, mas também o nível de satisfação dos clientes com os fornecedores, com base nos nossos questionários anuais. Para obter uma resposta ajustada à realidade, reúna duas faturas com um ano de diferença e consumos reais, para descobrir o consumo anual. De seguida, é só preencher os dados para obter a resposta.

Passo a passo para simular

  • Junte duas faturas com um ano de diferença. Certifique-se de que têm consumos reais e não estimativas. Calcule o consumo anual ao subtrair ao valor do último mês o do mesmo mês do ano anterior.
  • Indique o perfil de consumo Introduza o dado que consta da fatura referente à potência contratada. Indique o consumo anual, com base no cálculo explicado no ponto anterior. Irá obter uma resposta à medida das suas necessidades.
  • Compare as várias ofertas Analise a melhor solução para si, mas não deixe de comparar vários tarifários. Confronte os valores com os do fornecedor atual e decida: a mudança é gratuita.