Dicas

Energia em casa: poupar no esquentador e no ar condicionado

22 junho 2015 Arquivado

Arquivado

Os nossos leitores Ana Romão e João Caetano pediram esclarecimentos sobre esquentadores e soluções para aquecer e refrescar a casa.

Esquentador: como regular

“Tenho um esquentador Vulcano Click e preciso de regulá-lo para gastar menos gás. Tem uma rodinha com a chama e outra com a torneira.” Ana Romão, Tunes (Silves).

Num esquentador, que aquece a água de forma instantânea ao abrir a torneira de água quente, o consumo de gás está relacionado com o consumo de água e a temperatura desta.

À esquerda, controla a altura da chama e, à direita, regula o caudal de água.
À esquerda, controla a altura da chama e, à direita, regula o caudal de água.

O manípulo da direita, com o símbolo da torneira, permite regular o caudal que atravessa o esquentador, influenciando a quantidade de água quente à saída. Se rodar no sentido dos ponteiros do relógio, passará menos água. No sentido contrário, passa mais água. Quanto mais água, menos temperatura consegue na torneira. O manípulo da esquerda, com o símbolo da chama, controla a altura da chama no queimador e a temperatura de saída da água.

Dado que o esquentador da nossa leitora tem visualização da temperatura de saída, escolha a temperatura mais aproximada da temperatura de consumo. Evita desperdício de energia na tubagem e mistura com água fria no ponto de consumo.

Se a prioridade é cortar no consumo, reduza a altura da chama para o mínimo e, por tentativa e erro, ajuste o caudal de água quente. Se não conseguir o conforto que pretende na torneira, aumente um pouco a altura da chama.

Repita o processo até encontrar o equilíbrio entre chama, temperatura e caudal. Também pode instalar redutores de caudal. Ao reduzir o caudal de água, reduz a fatura da água e a do gás.