Como testamos

Placas de cozinha: como testamos

17 maio 2016
Saiba que parâmetros analisamos e como testamos as placas de indução no nosso teste a placas de cozinha.

17 maio 2016
Para verificar o aquecimento e a distribuição do calor nas placas de indução, confecionamos algumas especialidades, como batatas fritas e chocolate derretido. Conheça as restantes tarefas e aspetos testados.
Testámos a capacidade das placas de indução para aquecer água, controlar a temperatura, a distribuição de calor e a eficácia a derreter chocolate e fritar batatas. Submetemos as placas a testes de regulação e controlo da temperatura. Colocámos óleo a aquecer, com o objetivo de alcançar uma temperatura constante em 30 minutos e sem ultrapassar os 250°C.

Para avaliar a homogeneidade e a distribuição do calor a uma temperatura média durante um certo tempo, preparámos oito panquecas em todas as placas.

Aquecer água

Avaliámos a transferência de calor a partir da zona de cozedura para a água. Aquecemos uma quantidade de água de 15°C a 90°C numa panela, segundo o diâmetro da zona de cozedura. Anotámos o tempo e o consumo.

Derreter chocolate

Partimos uma barra aos pedaços e colocámos no fundo do recipiente. Regulámos a potência no mínimo, de modo a derreter e a manter o chocolate líquido. De 2 em 2 minutos, é esmagado, mas sem mexer. Avaliámos o resultado pelo fundo da panela e pela qualidade do chocolate depois de solidificado de novo.

Fritar batatas

Levámos as placas até ao limite com todas as zonas ligadas. Fritámos batatas durante 45 minutos, enquanto, noutras zonas, colocámos água a ferver. No final, medimos: o tempo para o óleo atingir 180°C; o tempo de aquecimento para o óleo chegar de novo aos 180°C, após retirar uma porção de batatas, e o número de porções de batatas fritas. Quanto mais porções dentro deste período, melhor.

Utilização, consumo e segurança

Verificámos a qualidade do manual de instruções, a legibilidade, a clareza e se é completo. Também analisámos o uso de algumas funcionalidades, como o temporizador, e a limpeza da placa.

Avaliámos o consumo das placas para cada uma das preparações e em modo stand-by. Também testámos a segurança térmica e elétrica das placas.

Imprimir Enviar por e-mail