Colchão SmartPik promete medir o sono ao milímetro, mas não cumpre
Início
O colchão inteligente da marca Pikolin alega monitorizar fases do sono, calorias, ritmo cardíaco, ato sexual (sim, leu bem), entre outros fatores. Mas detetámos desfasamentos na gravação das horas de sono e na contagem de passos e distâncias.
- Dossiê técnico
- João Miguens, Pedro Mendes e Sílvia Menezes
- Texto
- Laís Castro

A Pikolin lançou a tecnologia SmartPik, que promete ajudar a monitorizar o sono e alcançar um estilo de vida mais saudável. O sistema é composto por um colchão equipado com um dispositivo, uma pulseira inteligente e uma aplicação para telemóvel. Temperatura do quarto, fases do sono, ritmo cardíaco, movimentos ao dormir e até a atividade sexual são, alegadamente, medidos por esta trindade tecnológica, à venda desde 872 euros.
Mas, para ter um bom colchão, não é preciso investir em tantos gadgets. Compare vários modelos no nosso teste e poupe € 344 com a nossa Escolha Acertada.
Como funciona o sistema SmartPik
O colchão SmartPik vem equipado com um dispositivo que serve apenas para medir a temperatura do quarto. A restante monitorização é feita por uma pulseira inteligente, à qual se conecta o dispositivo. A pulseira tem sensores que analisam a qualidade do sono, os movimentos, o ritmo cardíaco, entre outros fatores. Se comprar o colchão SmartPik, a pulseira é oferecida. Mas, se quiser uma segunda pulseira para a cara-metade, terá de desembolsar 49,50 euros.
Por último, é preciso instalar a app SmartPik no telemóvel, para sincronizar o sistema com o colchão e a pulseira. Cada pessoa tem de criar o seu próprio utilizador, ou seja, só vê os seus resultados, mesmo que partilhe a cama. A app está disponível para download gratuito na Playstore (Android) e App Store (iOS).
Sono, desempenho sexual e conselhos para dormir melhor
O sistema SmartPik inclui três modos.
- Modo sono: regista se a pessoa está acordada ou se entrou na fase de sono leve, profundo ou REM.
- Modo coach: é um assistente virtual que dá conselhos para melhorar os hábitos de sono durante 21 dias, com base nos resultados da monitorização.
- Modo amor: mede vários critérios durante o ato sexual, como a hora de início e fim, duração, calorias queimadas e ritmo cardíaco. Para funcionar, deve ser ativado pelo utilizador através da pulseira. Além disso, a pessoa tem de estar perto do colchão.
Os “senãos” do SmartPik
Apesar de ter funcionalidades interessantes, como o assistente virtual que dá conselhos para dormir melhor, encontrámos alguns pontos fracos no sistema SmartPik. Por exemplo, é impossível consultar as estatísticas da app se o telemóvel não estiver ligado à internet.
Além disso, detetámos imprecisões na contagem dos passos e da distância percorrida, uma vez que a informação é enviada por fases para a app, e não em tempo real. No nosso teste a pulseiras para fitness, relógios desportivos e smartwatches, há modelos que fornecem resultados mais exatos.
Também verificámos um desfasamento entre a hora a que um dos utilizadores do teste foi dormir e a hora a que o sistema começou a monitorizar o sono. Ou seja, a pulseira e a app não são precisas na gravação do sono.
App passa com distinção no teste de segurança
O sistema SmartPik recolhe dados sensíveis dos utilizadores. Por isso, testámos a forma como a informação é recolhida e transmitida pela app, nomeadamente ao nível da criptografia, do conteúdo e do destino dos dados pessoais.
Tanto as versões Android como iOS da aplicação passaram sem problemas no teste de segurança. As comunicações da app para a plataforma e para terceiros são seguras e protegem os utilizadores de ataques Man-in-the-Middle (ataques de interceção de dados).
O envio das passwords é encriptado, o que faz com que a informação, mesmo que seja capturada, não possa ser lida. Em relação ao conteúdo enviado para terceiros, não verificámos a transmissão de quaisquer dados sensíveis, apenas os dados técnicos do telefone.
Identificámos três dados biométricos recolhidos pela app: a altura, o peso (ambos introduzidos pelo utilizador) e o batimento cardíaco (informação originada pela pulseira). A informação é enviada para a plataforma de suporte à app, e transmitida através de canais seguros.
Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |