Notícias

Selos "verdes" em alimentos e cosméticos: o que significam?

Conhece os selos e as alegações “verdes” que aparecem em produtos alimentares e cosméticos? Explicamos alguns dos mais frequentes.

selos de sustentabilidade em alimentos e cosméticos

iStock

Já viu, quase de certeza, pelo menos um destes símbolos quando vai comprar alimentos (legumes biológicos, produtos vegan, por exemplo) ou produtos cosméticos. Estes selos indicam que o produto que está a adquirir respeita um ou mais parâmetros da sustentabilidade, seja o ambiente, a origem local, a preservação da vida animal, entre muitos outros conceitos.

Ora 56% dos inquiridos num estudo que realizámos em final de 2021 consideram-se pouco ou nada informados sobre os critérios que levam os produtos a poderem ostentar estes símbolos – sejam selos ou alegações – nos rótulos.

Conheça o nosso Portal Mais Sustentabilidade

O nosso estudo foi realizado entre os consumidores nacionais, dos quais obtivemos 1533 respostas válidas. Regra geral, a confiança no que prometem estes símbolos é escassa, mesmo entre os que afirmam conhecê-los. Por exemplo, no topo da lista dos selos mais reconhecidos, a fita de Möbius, que indica o símbolo universal da reciclagem, presente nas embalagens, 75% dos inquiridos afirma conhecê-lo e 95% dos que o reconhecem sabem o que significa. Destes últimos, 62% afirmam confiar no que ele representa. Ou seja, mesmo que o consumidor esteja familiarizado com o significado destes selos, é com alguma cerimónia que confia neles. A diferença entre confiança e conhecimento é considerável, e aumenta quando consideramos outros símbolos menos conhecidos.

Antes de confiar, é preciso conhecer. Por isso, apresentamos um conjunto de selos de sustentabilidade e uma breve explicação sobre o que significam, estejam presentes em alimentos, em produtos cosméticos, ou nas duas categorias. Conhecimento, já se sabe, é poder. Pelo menos, para um consumidor sustentável.

Selos presentes em produtos alimentares e cosméticos

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.