Notícias

Projeto contra o desperdício alimentar com o nosso apoio

A DECO PROTESTE juntou-se ao movimento cívico Unidos contra o Desperdício, para combater o esbanjamento alimentar. 

  • Dossiê técnico
  • Rita Rodrigues
  • Texto
  • Ricardo Nabais e Filipa Nunes
05 fevereiro 2021
  • Dossiê técnico
  • Rita Rodrigues
  • Texto
  • Ricardo Nabais e Filipa Nunes
Unidos contra o desperdicio

iStock

Em Portugal desperdiça-se, por ano, um milhão de toneladas de alimentos. Na Europa, esse número ultrapassa 80 milhões de toneladas. Para lutar contra este fenómeno, várias entidades públicas, privadas e do setor social juntaram esforços no movimento Unidos Contra o Desperdício. A DECO PROTESTE associou-se também a este movimento, numa missão que junta ao desígnio da sustentabilidade, por que se tem batido ao longo dos últimos anos. 

Foto interior

O movimento defende uma maior racionalidade, da produção ao consumo, para evitar as perdas alimentares. Foi a pensar neste fator de injustiça que nasceu, na data simbólica de 29 de setembro, instituída pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar. Esse combate contra o desperdício alimentar tem sido, há muito, um objetivo nosso, como forma de promover uma produção e um consumo mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Como ser um consumidor mais sustentável

São quatro as áreas em que o projeto Unidos contra o Desperdício pretende desenvolver as suas ações, explica Francisco Mello e Castro, coordenador executivo do movimento: "Um portal que agregará tudo o que é relevante sobre o desperdício e o combate do desperdício alimentar, três campanhas institucionais que ao longo do ano trarão diferentes mensagens em torno do combate ao desperdício alimentar, três projetos de comunicação com os principais grupos de media e diversas campanhas de uso da marca programadas por todas as empresas" que aderirem. E o movimento continua aberto à inclusão de mais entidades, públicas ou privadas.

Francisco Mello e Castro refere-se também ao papel privilegiado da DECO PROTESTE neste objetivo de redução do desperdício. Pela ligação direta com milhares de consumidores, a organização garante um poder de influência significativo: "não temos dúvidas de que a DECO PROTESTE poderá ser um grande agilizador da nossa mensagem e missão. Estamos certos de que boas ideias não faltarão para que possamos desenvolver, junto dos consumidores, fortes campanhas de sensibilização em torno do combate ao desperdício alimentar", conclui o coordenador executivo do movimento.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.