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Portugueses desconfiam de detergentes ecológicos

O impacto ambiental dos detergentes é uma preocupação para a maioria dos consumidores no momento de escolher que produto vão comprar. Para 16%, é um fator decisivo. 

  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Ricardo Nabais e Filipa Nunes
06 novembro 2020
  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Ricardo Nabais e Filipa Nunes
Detergente da roupa

iStock

A limpeza doméstica tem custos para o ambiente. Já é certo e sabido. Mas como avaliamos esse impacto quando vamos comprar um detergente? Realizámos um inquérito para perceber como os consumidores portugueses encaram o problema. O estudo realizou-se, ainda, junto dos consumidores italianos, espanhóis e belgas, das associações nossas congéneres naqueles países. E revelou dados semelhantes.

Para o consumidor nacional, o impacto causado por ação dos detergentes de uso doméstico no ambiente é uma preocupação: 70% dos inquiridos dizem considerar este aspeto ao comprar. Mas, para 16%, essa preocupação pode ser determinante.

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O estudo realizou-se no âmbito do projeto europeu Clean, que visa aumentar a consciência dos consumidores sobre o impacto ambiental dos detergentes de uso doméstico, para que possam reconhecer alegações enganadoras e práticas comerciais menos leais destes produtos. 

Mas, se 70% reconhecem o impacto ambiental, só 12% se consideram bem informados sobre o assunto. E serão os mais velhos: os consumidores entre os 25 e os 39 anos de idade são os que se dizem menos informados sobre este problema. 

Criações de marketing para esconder poluição

Os consumidores, em geral, são muito céticos quanto às alegações das marcas sobre o impacto no meio ambiente: 59% dos inquiridos dizem que essas alegações são estratégias de marketing para esconder o verdadeiro grau de poluição com origem nos seus produtos. Já em relação à ideia, no inquérito, de que as alegações das marcas são certificadas ou verificadas pelas autoridades, 49% discordam, enquanto 22% concordam.

Os consumidores exigem uma informação mais transparente e mais clara a este respeito. Para 93% dos inquiridos nacionais, deveria haver uma uniformização da apresentação do impacto ambiental dos detergentes, seja através de logótipos, seja de cores específicas nos rótulos, por exemplo. Até porque mais de metade (51%) nunca reparou na referência a sites específicos apresentados pelas marcas nos rótulos dos produtos, aos quais poderão recorrer para obter mais informação. 47% afirmam já ter visto essa referência nos rótulos, mas nunca acederam a essas páginas online, enquanto apenas 2% afirmam terem visitado esses sites. 

O impacto ambiental também é avaliado nos nossos testes a detergentes. Pode consultar os nossos comparadores de produtos para limpeza, roupa e loiça e dirigir melhor a sua escolha antes de comprar.  

Até que ponto se sente informado sobre o impacto ambiental dos detergentes de uso doméstico?

 Grafico 1

Os aspetos ambientais têm influência na decisão de compra de detergentes?

Grafico 2 

Ficha técnica do inquérito

Entre 25 e 29 de setembro, foi enviado um questionário via e-mail a uma amostra da população portuguesa adulta entre os 25 e os 74 anos. No total, recebemos 621 respostas válidas, que foram ponderadas de acordo com o género, a idade, a região do País e as habilitações literárias dos inquiridos, por forma a refletirem a realidade nacional.

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