Notícias

Greenfest assinala Dia Nacional da Sustentabilidade

O Dia Nacional da Sustentabilidade, proposto pela DECO PROTESTE à Assembleia da República e que aguarda ainda luz verde para se tornar uma realidade, foi informalmente assinalado, no último sábado, no âmbito do Greenfest 2022, um evento dedicado à sustentabilidade. 

27 setembro 2022
Greenfest

Victor Machado

A DECO PROTESTE marcou presença no evento Greenfest Carcavelos 2022, no painel "Dia Nacional da Sustentabilidade | Marcas e Consumidores - o que se impõe na mudança de comportamentos", no último sábado. Em conjunto com representantes da MEO e da Bureau Veritas, os participantes partilharam as visões das respetivas organizações sobre a importância do Dia S como desígnio nacional que envolve consumidores, empresas e a defesa do consumidor. Defenderam o Dia S como um dia de reflexão e de debate sobre a sustentabilidade do País. 

Rita Pinho Rodrigues, das relações institucionais da DECO PROTESTE, moderou o debate e sublinhou a importância de juntar a associação, as marcas e os consumidores com um propósito comum: o Dia Nacional da Sustentabilidade. Este ano, a celebração foi ainda informal, mas Rita Rodrigues tem esperança de que no próximo ano já seja real. Também Patrícia Franganito, da Bureau Veritas, espera que, dentro de um ano, "estejamos a fazer uma monitorização das iniciativas dinamizadas em todos os outros dias do ano" e a trabalhar na criação de embaixadores responsáveis dentro das empresas "para transportar o simbolismo que é o respeito pelas gerações vindouras".

Please fill the source and the alt text 
A moderação do debate coube a Rita Pinho Rodrigues, das relações institucionais da DECO PROTESTE.
Elsa Agante, especialista da DECO PROTESTE na área de sustentabilidade, considera que, com iniciativas como esta, a organização de defesa do consumidor está a conseguir falar com as novas gerações que "têm muita ansiedade em escolher e ser sustentáveis" em simultâneo, precisando de informação isenta para o fazer. Elsa Agante recorda que todos somos consumidores e que colocar a sustentabilidade em foco era um passo natural para a DECO PROTESTE que irá gradualmente ajudar o consumidor nas suas escolhas através dos "melhores produtos", mas também dos "mais sustentáveis".

Please fill the source and the alt text 
Elsa Agante, especialista da DECO PROTESTE na área de sustentabilidade, explicou em que se concretiza o foco da organização neste tema.

Patrícia Franganito, Bureau Veritas, sublinhou que, através destas iniciativas que envolvem cidadãos de todas as idades, empresas e consumidores, "estamos a fazer um ótimo caminho em termos de informação e sensibilização para o futuro em prol da sustentabilidade". Foi por esse motivo que a empresa aderiu ao simbolismo do Dia da Sustentabilidade. "É uma iniciativa que vem chamar-nos à consciência e obrigar, no bom sentido da palavra, a sociedade e as empresas a ter um dia pragmático para discutir algumas iniciativas no seu seio ou que possam extravasar para a sociedade", explicou Patrícia Franganito.

Por fim, António Rodrigues, da MEO, aproveitou a ocasião para falar sobre uma das iniciativas promovidas por este operador de telecomunicações. Na sua opinião, "é muito importante que eventos como estes deem a conhecer estas iniciativas". A MEO está envolvida na promoção do Dia da Sustentabilidade e quer funcionar como elemento agregador, pretendendo que outras marcas sigam o seu exemplo. 

Entre as iniciativas de sustentabilidade da MEO, António Rodrigues salientou a Bandeira Verde, um galardão que identifica e reconhece as boas práticas de sustentabilidade dos territórios em Portugal, em concreto, municípios, freguesias e escolas. António Rodrigues pretende que se torne um símbolo tão reconhecido como a Bandeira Azul (que distingue a excelência de zonas balneares). O Dia S "é uma oportunidade para dar a conhecer a Bandeira Verde para que, em breve, todos os portugueses saibam o que significa", sublinhou. Assinalou ainda que a Bandeira Verde representa "um compromisso que se valida todos os dias" e que tem de ser reavaliado anualmente. 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.