Greenfest assinala Dia Nacional da Sustentabilidade
O Dia Nacional da Sustentabilidade, proposto pela DECO PROTESTE à Assembleia da República e que aguarda ainda luz verde para se tornar uma realidade, foi informalmente assinalado, no último sábado, no âmbito do Greenfest 2022, um evento dedicado à sustentabilidade.

A DECO PROTESTE marcou presença no evento Greenfest Carcavelos 2022, no painel "Dia Nacional da Sustentabilidade | Marcas e Consumidores - o que se impõe na mudança de comportamentos", no último sábado. Em conjunto com representantes da MEO e da Bureau Veritas, os participantes partilharam as visões das respetivas organizações sobre a importância do Dia S como desígnio nacional que envolve consumidores, empresas e a defesa do consumidor. Defenderam o Dia S como um dia de reflexão e de debate sobre a sustentabilidade do País.
Rita Pinho Rodrigues, das relações institucionais da DECO PROTESTE, moderou o debate e sublinhou a importância de juntar a associação, as marcas e os consumidores com um propósito comum: o Dia Nacional da Sustentabilidade. Este ano, a celebração foi ainda informal, mas Rita Rodrigues tem esperança de que no próximo ano já seja real. Também Patrícia Franganito, da Bureau Veritas, espera que, dentro de um ano, "estejamos a fazer uma monitorização das iniciativas dinamizadas em todos os outros dias do ano" e a trabalhar na criação de embaixadores responsáveis dentro das empresas "para transportar o simbolismo que é o respeito pelas gerações vindouras".
Patrícia Franganito, Bureau Veritas, sublinhou que, através destas iniciativas que envolvem cidadãos de todas as idades, empresas e consumidores, "estamos a fazer um ótimo caminho em termos de informação e sensibilização para o futuro em prol da sustentabilidade". Foi por esse motivo que a empresa aderiu ao simbolismo do Dia da Sustentabilidade. "É uma iniciativa que vem chamar-nos à consciência e obrigar, no bom sentido da palavra, a sociedade e as empresas a ter um dia pragmático para discutir algumas iniciativas no seu seio ou que possam extravasar para a sociedade", explicou Patrícia Franganito.
Por fim, António Rodrigues, da MEO, aproveitou a ocasião para falar sobre uma das iniciativas promovidas por este operador de telecomunicações. Na sua opinião, "é muito importante que eventos como estes deem a conhecer estas iniciativas". A MEO está envolvida na promoção do Dia da Sustentabilidade e quer funcionar como elemento agregador, pretendendo que outras marcas sigam o seu exemplo.
Entre as iniciativas de sustentabilidade da MEO, António Rodrigues salientou a Bandeira Verde, um galardão que identifica e reconhece as boas práticas de sustentabilidade dos territórios em Portugal, em concreto, municípios, freguesias e escolas. António Rodrigues pretende que se torne um símbolo tão reconhecido como a Bandeira Azul (que distingue a excelência de zonas balneares). O Dia S "é uma oportunidade para dar a conhecer a Bandeira Verde para que, em breve, todos os portugueses saibam o que significa", sublinhou. Assinalou ainda que a Bandeira Verde representa "um compromisso que se valida todos os dias" e que tem de ser reavaliado anualmente.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |