Notícias

Consumers International: combate ao plástico assinala Dia Mundial do Consumidor

A Consumers International escolheu a poluição causada pelo plástico como cavalo-de-batalha para o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor deste ano. A organização pretende alertar para a necessidade de práticas mais sustentáveis. 

15 março 2021
montanha de lixo com muitos resíduos de plástico

iStock

O combate à poluição causada pelo plástico é o tema eleito pela Consumers International (CI) para o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor de 2021, celebrado a 15 de março. A organização internacional pretende alertar para o problema do plástico e envolver os consumidores na adoção de práticas mais sustentáveis. Tendo como fio condutor o tema de 2020, o consumidor sustentável, a ação focar-se-á no papel que as organizações de defesa do consumidor, os governos e as empresas podem desempenhar no combate à crise global da poluição por plástico.

Conheça o nosso Portal Mais Sustentabilidade 

Calcula-se que, até 2040, o fluxo de materiais plásticos para o oceano triplique. As mudanças de comportamento e de políticas são centrais para aumentar a quantidade de plásticos enviados para reciclagem. É crucial dar-lhes nova vida e garantir que não são descartados de modo incorreto. A preocupação com a poluição causada pelos plásticos não enviados para reciclagem é cada vez mais generalizada.

Um estudo de 2019, citado pela CI, revela que 82% dos entrevistados usam utensílios de limpeza reutilizáveis, em vez de plástico de uso único; 72%, sacos reutilizáveis para fazer compras; e 62%, garrafas recarregáveis. Apesar do incremento do uso de plástico descartável durante a pandemia, 55% dos cidadãos ao nível mundial inquietam-se mais com as questões ambientais. Na Europa, nos EUA e na América do Sul, quase 74% estão dispostos a investir em embalagens sustentáveis.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.