Notícias

Campanha “Dia S” na rua para sensibilizar consumidores para a sustentabilidade

Desafiamos todos a mudar de hábitos com a nossa ajuda e continuamos a lutar pela implementação do Dia Nacional da Sustentabilidade, a celebrar-se a 25 de setembro.

14 setembro 2022
dia sustentabilidade

Durante o mês de setembro, pode muito bem vir a cruzar-se na rua ou na internet e até ouvir na rádio o nosso anúncio de que "Está a chegar o Dia S". Este é o mote da campanha que pretende sensibilizar o País para a importância de mudar comportamentos e de instituir o Dia Nacional da Sustentabilidade a 25 de setembro.

O consumo sustentável faz parte da nossa atividade há muito tempo e trabalhamos para que a informação chegue facilmente a cada vez mais consumidores. A consciência da importância de mudar comportamentos existe, mas, muitas vezes, faltam-nos incentivos e condições para dar o passo em frente.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas adotadas em 2015 pelas Nações Unidas, com várias intenções que devemos atingir até 2030. Mas ainda estamos longe dos objetivos com os quais nos comprometemos. Em 2021, o Relatório de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas colocou Portugal em 27.º lugar em matéria de sustentabilidade entre 180 países.

Por isso, apelámos à criação de um Dia Nacional da Sustentabilidade. Com o apoio de muitos consumidores, conseguimos a sua aprovação pelo Parlamento no início de 2021, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática recomendou ao Governo a instituição do dia 25 de setembro como Dia Nacional da Sustentabilidade. Como em 2021 não foi possível, pois a data coincidia com a véspera das eleições autárquicas, aguardamos pela oficialização do dia este ano.

Queremos ajudar os consumidores, as marcas e a sociedade a serem mais sustentáveis já hoje, a escolher de forma mais responsável e a alterar alguns dos comportamentos. Com a nossa ação, pretendemos esclarecer o que é a sustentabilidade, a emergência climática e a urgência de implementar novos comportamentos que promovam um desenvolvimento económico, social e ambiental mais sustentável. Em breve, teremos mais novidades no nosso site. 

A Campanha “Dia S” tem o apoio de parceiros como Bureau Veritas, Cepsa, Lidl, Lusitania Vida, MEO e MSC, mostrando também o trabalho desenvolvido por estas marcas para tornar o nosso país mais sustentável.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.