Notícias

Roupa estendida no exterior: como abordar vizinhos

11 março 2019
estendal

11 março 2019
Se a roupa estendida pelos vizinhos ou o local onde o fazem é um motivo de conflito, conheça os meios para resolver. O administrador é um dos recursos, mas também pode avançar para a via legal. Saiba como.

A vida num condomínio pressupõe o cumprimento de regras de civismo e boa vizinhança, para evitar comportamentos que afetem os restantes moradores. Mas isso nem sempre acontece. É frequente a discórdia por causa de roupa estendida por um vizinho a pingar sobre a de outro vizinho, deixando-a molhada ou até danificada (por exemplo, com manchas de lixívia). 

O primeiro passo é conversar com o vizinho responsável pelo sucedido e alertá-lo para o que se está a passar, pois é bem possível que ele nem se tenha apercebido do problema. Se a conversa não surtir efeito, e apesar de o assunto ser uma questão de relações de boa vizinhança, fale com o administrador para que este tente alertar o condómino.

Caso os alertas e o recurso à administração das partes comuns não surtam efeito, peça uma assembleia extraordinária ao administrador para discutirem o tema e pedir a inclusão de uma regra de boas práticas no regulamento do condomínio.

Consulte o nosso portal Condomínio DECO+ para saber como pode proceder legalmente se a roupa estendida pelos vizinhos continuar a ser motivo de problemas e, em consequência, forem registados danos.

Local para estender roupa: regulamento do condomínio pode proibir?

Há prédios nos quais é proibido estender roupa no exterior e a violação do regulamento de condomínio pode ser levada a tribunal e, em última instância, resultar em prejuízo para os infratores.

Veja-se o caso que nos chegou de uma leitora que é administradora de um prédio. O regulamento do condomínio, aprovado na última reunião de condóminos, proíbe que os condóminos estendam roupa fora dos locais destinados a essa finalidade na fração. Apesar de ter sido aprovado há um mês, segundo a nossa leitora, alguns condóminos continuam a secar a roupa fora dos locais próprios. Um problema que não ocorre nos outros prédios da urbanização onde se encontra o prédio.

A nossa leitora questiona-nos se existe alguma lei que proíba o uso dos estendais, especialmente depois de terem sido proibidos no regulamento. E pretende saber como obrigar os outros condóminos a retirar os estendais.

As deliberações validamente aprovadas pela assembleia de condóminos devem ser sempre respeitadas por todos os condóminos, a menos que sejam contrárias à lei ou a regulamentos anteriormente aprovados. Nesse caso, podem ser anuláveis se for interposto requerimento por qualquer condómino que as tenha aprovado.

Uma vez que compete ao administrador zelar pelo cumprimento do regulamento de condomínio, este tem toda a legitimidade para adotar as diligências necessárias ao seu cumprimento. Saiba como proceder no nosso portal Condomínio DECO+.