Notícias

Condomínios mistos: como resolver problemas

09 dezembro 2015

09 dezembro 2015

O seu prédio tem uma loja? Quer abrir um consultório médico num dos seus apartamentos? Descubra as respostas para algumas das questões que um condomínio misto pode levantar.

Os condomínios mistos têm áreas comerciais e residenciais num mesmo edifício. A privacidade e a tranquilidade dos seus habitantes é algo difícil de garantir, apesar de aparentemente ser bastante vantajoso ter uma boa área comercial próxima de casa. 

Imagine a seguinte situação: “moro no 1.º andar e estou constantemente a ouvir o ruído da máquina do café da pastelaria que existe por baixo. Já avisei o proprietário, mas nada aconteceu”. 

Este é apenas um dos inúmeros problemas que fazem parte do dia-a-dia de um condomínio misto. Teria uma resposta à altura? Só é permitida a produção de ruído nos estabelecimentos comerciais nos dias úteis entre as 8 e as 20 horas. Fora desse horário, apenas é possível mediante licença especial de ruído emitida pela Câmara Municipal e, mesmo assim, dentro do horário permitido. Se considerar que o ruído é excessivo, pode solicitar uma medição acústica junto da Câmara.

Não deixe os problemas levarem a melhor, informe-se e coloque-se a par do que diz a lei, procurando todas as soluções ao seu alcance. Descubra através do nosso portal CondomínioDECO+ as respostas.


Imprimir Enviar por e-mail