Notícias

Assembleia de condomínio: poder de voto não é igual para todos

03 fevereiro 2016
assembleia-condominio-maioria-votacao

03 fevereiro 2016

Quanto maior a fração do condómino, mais peso terá o voto. O nosso simulador de maiorias diz-lhe quanto vale a sua escolha na altura de aprovar decisões.

Regra geral, o número de votos de um condómino depende de quanto a sua fração representa no todo do prédio, em termos de percentagem ou permilagem. Ou seja, os condóminos que possuem habitações maiores têm mais votos do que aqueles cujas casas são menores. No simulador de maiorias do Condomínio DECO+, descubra quanto vale o seu voto na altura de aprovar uma decisão.

Esta regra admite exceções. O título constitutivo ou o regulamento do condomínio podem prever que todas as frações têm o mesmo peso na votação.

Imagine que a vizinha do terceiro direito queixa-se das infiltrações que tem no quarto e o vizinho do primeiro esquerdo afirma ter a sala cheia de caruncho. O prédio precisa de ser isolado e pintado. Estas obras são essenciais, mas os custos são elevados. No momento da votação, não houve unanimidade. Poderá a decisão ser aprovada sem a concordância de todos?

Basta que os votos a favor sejam superiores aos votos contra (maioria simples) para haver aprovação de uma medida. Este é um desses casos: a decisão de avançar com as obras pode ser aprovada.

Contudo, existem situações em que a lei prevê outro tipo de maioria e as contas podem tornar-se mais complicadas. O Condomínio DECO+ dá apoio à gestão do seu condomínio, oferecendo informação especializada e um conjunto de vantagens e serviços para o seu prédio.

Imprimir Enviar por e-mail