Como reduzir a presença de ácaros no colchão
Responsáveis por muitas das alergias respiratórias, os ácaros encontram nos colchões, lençóis e almofadas as condições ideais para se reproduzirem. Mas há formas de os manter afastados ou de reduzir a sua presença no colchão e na roupa de cama.
- Especialista
- Sílvia Menezes
- Editor
- Ana Rita Costa e Filipa Nunes

Do grupo dos aracnídeos, os ácaros são pequenos artrópodes que proliferam em todo o tipo de tecidos, incluindo colchões, lençóis e almofadas. Invisíveis ao olho humano, não mordem nem picam, mas podem ser muito prejudiciais devido às alergias e problemas respiratórios que podem causar. A temperatura ambiente no interior das casas favorece o seu crescimento, mas é com a humidade que encontram as condições ideais para viverem e se reproduzirem.
Como se alimentam de resíduos orgânicos, como pele, unhas, pelos de animais e bolor, as nossas camas estão entre os seus locais de eleição, principalmente na primavera e no inverno, quando há mais humidade relativa no ar. Por isso, convém limpar os colchões, a roupa de cama (lençóis, edredões, fronhas, etc.) e as almofadas com frequência.
Diminuir a presença de ácaros no colchão e na roupa de cama
Os ácaros são alérgenos importantes. Para evitar problemas de saúde, não basta eliminá-los, é preciso também livrar-se dos vestígios que deixam, já que são estes que causam alergias.
- Uma medida eficaz para reduzir os ácaros é aplicar produtos específicos, como acaricidas para uso doméstico. Antes de usá-los, verifique cuidadosamente o rótulo e leia as instruções para saber como devem ser aplicados e em que tipos de materiais podem ser usados.
- Aspire o colchão com um acessório tipo escova. Não se esqueça de o fazer em ambos os lados. Utilize um aspirador com filtro HEPA para uma limpeza mais eficaz.
- Lave a roupa de cama na máquina de lavar a alta temperatura (de preferência a 60ºC).
- Se ainda vai a tempo de fazer esta opção, escolha uma base de ripas de madeira ou de rede metálica em vez de um sommier (base de molas), dado que este é revestido de espuma e tecido.
- Usar a máquina de secar roupa para secar a roupa de cama também é uma opção para reduzir a presença de ácaros. Outra alternativa é secar a roupa de cama ao sol, já que estes têm aversão à luz.
Como prevenir o aparecimento de ácaros
Os ácaros gostam de pó. A melhor forma de prevenir a presença de ácaros é adotar bons hábitos de higiene e limpeza.
- Ventile a casa diariamente e abra as cortinas para deixar entrar a luz do sol.
- Areje a cama todas as manhãs antes de a voltar a fazer.
- Troque e lave os lençóis todas as semanas.
- Não se esqueça de aspirar debaixo da cama.
- Mantenha a casa livre de pó. Evite tapetes, bonecos de peluche e estantes no quarto, já que estes têm tendência a acumular pó.
- Lave as cortinas, edredões, mantas e almofadas regularmente.
Há colchões antiácaros?
Há marcas de colchões que afirmam que estes são “hipoalergénicos” ou que “possuem tratamentos antiácaros”. Ainda não testámos nenhuma destas opções para saber se o que afirmam é verdade, mas há capas antiácaros, herméticas e laváveis, que impedem que a pele morta e as poeiras se depositem no colchão. À semelhança dos lençóis, estas também devem ser lavadas todas as semanas.
É possível eliminar completamente os ácaros?
É praticamente impossível eliminar 100% dos ácaros do colchão, da roupa de cama, das almofadas, etc. No entanto, é possível reduzi-los com uma boa limpeza e ventilação regular. Se tem animais de estimação, deve ter cuidados redobrados e lavar as superfícies mais regularmente.
Os ácaros picam?
Os ácaros não picam nem transmitem doenças. Se sentir picadas à noite enquanto dorme, o mais provável é que se deva à presença de percevejos e não de ácaros. Se for esse o caso, lavar a roupa de cama a altas temperaturas não será o suficiente para os eliminar, já que estes são mais resistentes a temperaturas elevadas do que os ácaros. Se tiver uma infestação de percevejos, o local deverá ser pulverizado com um inseticida próprio. Recorra a uma empresa ou profissional especializado.
Escolher EMPRESA VALIDADA PELO DECO PROTESTE SELECT
Como saber se preciso de trocar de colchão?
É possível manter o colchão em condições ótimas, pelo menos, durante dez anos. Se já chegou a hora de trocar o seu, escolha um modelo que se ajuste às suas preferências de dureza, sensação térmica e posição de repouso. Veja o nosso comparador para saber qual a melhor opção.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |