Dicas

Como cuidar e limpar o colchão para durar mais

Ter alguns cuidados periódicos com o colchão evita a acumulação de sujidade e ácaros e permite prolongar a sua utilização. Dar a volta ao colchão e limpá-lo são algumas das dicas a seguir.

  • Dossiê técnico
  • Sílvia Menezes
  • Texto
  • Sofia Frazoa, Paula Melo dos Santos e Filipa Nunes
07 dezembro 2021
  • Dossiê técnico
  • Sílvia Menezes
  • Texto
  • Sofia Frazoa, Paula Melo dos Santos e Filipa Nunes
mão com luva cor de rosa a limpar colchão com escova verde

iStock

Ainda que os fabricantes insistam que se deveria mudar o colchão a cada 8 anos, os nossos testes a colchões demonstram que, se comprar um bom colchão e cuidar bem dele, pode usá-lo em condições ótimas, pelo menos, durante 10 anos.

Limpar e virar são cuidados que ajudam a prolongar a vida do colchão. A mudança de estação, altura em que se costuma fazer limpezas gerais, é uma boa ocasião para fazer a manutenção do colchão, que assegure a higiene e o cuidado necessários.

Virar o colchão quando mudam as estações

Antes de virar o colchão, tenha em atenção as recomendações do fabricante. Tudo depende do desenho do núcleo do colchão.

Os colchões que podem ser virados, colocando para cima a face que se encontrava junto à base ou estrado da cama, têm um núcleo simétrico com faces iguais. Alguns modelos costumam distinguir uma face de verão, com tecidos mais frescos e melhor respiração, de outra de inverno, mais quente e isolante.

Nos colchões que não podem ser virados, uma das faces possui um revestimento muito fino, não servindo para ser usada para dormir. Estes colchões só podem ser girados, alternando a zona da cabeça com a zona dos pés. Ainda assim, isto só é possível se a estrutura do colchão não tiver zonas diferenciadas para ombros e ancas, a menos que sejam de características equivalentes, situadas nas mesmas posições. Por isso, é importante que leia todos os documentos que acompanham o colchão, quando o compra. Em caso de dúvida, contacte a marca.

Deve fazer esta operação, pelo menos, um par de vezes por ano: de inverno para verão e de verão para inverno.

Os colchões são objetos grandes e pesados, sobretudo os modelos com núcleo de molas. Virá-los sozinho pode exigir um esforço que acabe por provocar uma lesão. Peça ajuda para movê-lo.

Como limpar o colchão

Use uma capa transpirável e lavável para proteger o colchão. Não só prolongará a vida do colchão, como o manterá em melhores condições.

O momento de dar a volta ou de rodar o colchão é uma boa ocasião para limpá-lo. Use o aspirador, colocando o acessório que se assemelha a uma escova de mão ou, se tiver, uma aplicação especial para o colchão. Utilize a velocidade mais suave.

Um truque caseiro de limpeza do colchão consiste em polvilhá-lo com bicarbonato de sódio, pois neutraliza a acidez do suor e tem um efeito desodorizante. Deixe atuar várias horas. Depois, remova o bicarbonato com uma escova manual ou o aspirador de pó com o bocal e a velocidade mais suaves.

Garanta que o quarto se encontra livre de humidade, pois os ambientes húmidos e fechados favorecem o desenvolvimento de fungos e de ácaros. Areje diariamente o quarto, independentemente da estação, pelo menos 10 minutos antes de fazer a cama.

Algumas rotinas de higiene contribuem igualmente para prolongar a vida do colchão.

Reduzir a presença de ácaros na cama

Os ácaros são animais do grupo dos aracnídeos (aranhas, carrapatos, etc.), invisíveis a olho nu e que se alimentam de resíduos de pele e de unhas, pelos de animais e bolor. São responsáveis por três quartos das alergias respiratórias, essencialmente rinites e asma.

Estes bichos microscópicos encontram nas nossas camas, nomeadamente nos colchões, nos lençóis e nas almofadas, as condições ideais para viverem e se reproduzirem (75-80% de humidade e temperatura superior a 21 ºC).

Na luta contra os ácaros, não há nenhuma solução milagrosa, sendo impossível eliminar totalmente estes habitantes indesejados. Mas alguns cuidados permitem reduzir a sua presença.

Se ainda vai a tempo de fazer esta opção, escolha uma base de cama de ripas de madeira ou de rede metálica em vez de uma base de molas (sommier), dado que esta é revestida de espuma e tecido e, por isso, constitui mais um local para a proliferação dos ácaros.

Proteja o colchão com uma capa antiácaros, totalmente hermética e lavável, que impede que a pele morta e as poeiras se depositem no colchão. Em alternativa, use um protetor de colchão simples e lave-o com frequência. Verifique se as proteções permitem lavagem a 60 ºC, pois as temperaturas mais baixas não são suficientes para neutralizar os alérgenos. O mesmo é válido para as almofadas: além da fronha, use uma capa antiácaros ou uma capa de proteção simples e lave-a a 60 ºC.

Existem ainda algumas rotinas de higiene que ajudam a manter os ácaros afastados da sua cama:

  • antes de fazer a cama, puxe bem a roupa para trás e deixe arejar, pois reduz a humidade e o calor. Convém deixar passar um tempo antes de fazer a cama, uma vez que o colchão necessita de tempo para que toda a humidade que absorveu durante a noite se evapore. Retire as almofadas, para que também a zona da cabeça areje convenientemente;
  • mude os lençóis e as fronhas todas as semanas;
  • dado que os ácaros têm aversão à luz (fotofobia), areje regularmente ao sol almofadas, lençóis, cobertores e edredões. Quando possível, faça o mesmo aos colchões;
  • lave edredões, mantas e almofadas duas ou três vezes por ano. 

Procura um novo colchão?

A primeira coisa que deve fazer é escolher um modelo que se ajuste às suas necessidades, ao seu tipo de corpo (morfologia) e aos seus hábitos de sono. Siga os conselhos do nosso guia de compras.

Escolhido o tipo de colchão ou material, é mais fácil acertar com o melhor modelo e localizar os locais onde se vendem ao melhor preço.

Veja o nosso comparador de colchões

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.