Respondemos às principais dúvidas sobre colchões.
Quanto tempo dura um colchão?
Ao fim de 8 a 12 anos, o colchão deverá ser substituído devido à perda de firmeza e, sobretudo, de altura. Mas com alguns cuidados pode durar mais. Basta dar à cama, diariamente, algum tempo para arejar, mesmo no inverno, e permitir que a humidade saia. Não durma em colchões velhos, desnivelados, deformados, nos quais sinta as molas ou irregularidades.
Muito importante: vire regularmente o colchão – de cima para baixo e da cabeceira para os pés – para não criar zonas e deformação permanente. No caso dos colchões com uma só face utilizável, rode-o da cabeceira para os pés. Os modelos com pegas são práticos, pois facilitam estas operações.
Uma vela, um pau de incenso ou um cigarro podem dar origem ao pior. Verifique, por isso, se as camadas exteriores do colchão são fabricadas com materiais anti-inflamáveis ou têm características de autoextinção do fogo.
O que fazer ao colchão velho?
Se o colchão estiver em estado razoável, prefira vendê-lo num site de artigos em segunda mão ou doá-lo a alguém que precise ou a uma instituição de apoio social. Caso não apresente condições para ser usado, na compra de um colchão novo, peça ao comerciante para retomar o antigo. Caso se recuse, resta-lhe contactar o serviço municipal de recolha de monos domésticos.
O mais provável é o colchão acabar num aterro sanitário. Também pode ser encaminhado para incineração, com recuperação da energia libertada pela queima da fração têxtil e das espumas. Na melhor das hipóteses, é entregue a um sistema de tratamento de resíduos com capacidade para desmantelar o colchão, separando a estrutura metálica dos têxteis e das espumas. Estes materiais são depois entregues aos seus recicladores.
Qual o melhor colchão para a base de cama motorizada?
As bases motorizadas da cama exercem diferentes pressões sobre o colchão. Os colchões de molas devem ser evitados, porque a sua estrutura não tem a flexibilidade necessária para acompanhar a base, que não fica plana. Nestes casos, opte por colchões de espuma ou de látex, pois adaptam-se às mudanças na estrutura.
Como limpar o colchão?
A mudança de estação pode ser uma boa altura para fazer limpezas gerais, incluindo uma limpeza profunda ao colchão que assegure a higiene. Dar a volta, aspirar e limpar o colchão são algumas das dicas a seguir para mantê-lo em condições durante mais tempo. Além de prolongar o tempo de vida, ajuda a combater os ácaros, seres microscópicos invisíveis que se escondem no pó e nas camas. Não picam, mas os seus dejetos podem causar alergias respiratórias e nos olhos.