Notícias

Desumidificadores: um aparelho a evitar

19 dezembro 2014
Desumidificadores

19 dezembro 2014

O Orbegozo DH-600 distingue-se dos desumidificadores pelo modo de funcionar, mas o desempenho ressente-se. Não compre.

Custa entre 89,99 e 100 euros. Tem como única vantagem o baixo consumo, mas o desempenho é muito fraco. Consulte o nosso mais recente teste a desumidificadores para escolher o melhor para si.

A maioria dos desumidificadores funciona de modo semelhante ao de um ar condicionado. O ar é arrefecido para condensar o vapor de água e, assim, removê-lo do ar. É então reaquecido, antes de ser enviado de novo para a divisão. O problema é que a remoção de água reduz à medida que a temperatura desce. O Orbegozo utiliza um princípio de funcionamento diferente, mas tanto as características anunciadas como o desempenho ficam muito aquém do mínimo esperado.

O Orbegozo DH-600 é pouco eficiente a retirar a humidade de uma divisão.
O Orbegozo DH-600 é pouco eficiente a retirar a humidade de uma divisão.
A capacidade de extração anunciada é de apenas 0,6 litros diários e as condições de funcionamento também são limitadas a temperaturas superiores a 15°C, pelo que pode não funcionar nalgumas regiões no inverno e com uma humidade relativa superior a 40 por cento. Quando o sujeitámos a uma temperatura de 18°C e humidade de 80%, apenas extraiu cerca de meio litro de água por dia, face aos 5 a 6 litros da maioria dos desumidificadores. Quando testado com uma temperatura de 8°C e humidade de 80%, ao fim 15 horas o aparelho estava congelado no interior.
O Orbegozo chegou a congelar durante o funcionamento.
O Orbegozo chegou a congelar durante o funcionamento.
No teste para reduzir a humidade de 80 para 60%, nunca atingiu o valor de 60%: ao fim de 12 horas, a humidade era de 74 por cento. Os desumidificadores que temos testado conseguem atingir os 60%, em menos de 3 horas. Dado o fraco desempenho deste aparelho, não recomendamos a sua compra. Além disso, pelo mesmo preço de aquisição, existem aparelhos mais eficazes. Por ser bastante diferente, não deve ser equiparado aos restantes desumidificadores por parte do fabricante e das lojas.

Imprimir Enviar por e-mail