Notícias

Ar condicionado com gás mais eficiente e menos poluente chega às lojas

08 dezembro 2015 Arquivado
Ar condicionado com gás

08 dezembro 2015 Arquivado

É menos nocivo para o ambiente e proporciona um ligeiro aumento na eficiência dos sistemas de ar condicionado. A partir de 2016, a oferta de aparelhos com o gás R32 deve aumentar muito.

Para verificarmos as vantagens deste novo gás, testámos alguns sistemas de ar condicionado à venda. Para já, a oferta ainda é pequena. Selecionámos dois modelos que nos permitissem comparação direta com os modelos tradicionais: um Emura e um Premium, ambos da marca Daikin, que já tinham sido testados com o gás R410A, o mais comum no mercado.

Ao nível do desempenho na eficiência a aquecer e a arrefecer, os resultados são apenas ligeiramente melhores nas novas máquinas, em relação aos mesmos modelos já testados, com o anterior gás.            

A principal diferença encontrada foi na quantidade de gás que estes sistema utilizam: as máquinas com R32 tem uma quantidade significativamente menor. Este pormenor, aliado ao fato de que o potencial de efeito de estufa do R32 é muito menor do que o do R410A, terá certamente efeitos positivos para o ambiente.             

Vamos acompanhar este assunto de perto e testar novos modelos à medida que apareçam no nosso mercado.          

Caso tenha alguma dúvida sobre sistemas de ar condicionado, passe pela comunidade Energias Renováveis em Casa

 


Imprimir Enviar por e-mail