Notícias

Aquecedores com falhas na segurança elétrica

Dois emissores de calor e um convector chumbaram nos nossos testes por não cumprirem a norma de segurança elétrica.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Silva e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
25 novembro 2020
  • Dossiê técnico
  • Pedro Silva e Ricardo Pereira
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
Pés com meias verdes e brancas encostados a um aquecedor

iStock

O convector Black & Decker BXCSH 1800E e os emissores de calor HJM RFC1500 e Orbegozo RRW 1500 Wifi revelaram falhas de segurança nos nossos testes em laboratório a aquecedores portáteis.

Comunicámos as conclusões do nosso teste à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), para que confirme as nossas denúncias e tome as devidas medidas para proteger os consumidores. Se comprou um dos equipamentos que chumbaram, dirija-se à loja com o comprovativo e o equipamento, e tente trocar por outro seguro. Se não for aceite, reclame junto do fabricante e apresente queixa à ASAE.

Veja outros produtos perigosos

Se procura um equipamento seguro e com bom desempenho, consulte o nosso teste a aquecedores portáteis.

Aquecedores a evitar

Os nossos testes laboratoriais começam com as provas de segurança elétrica. Quando um modelo mostra fragilidades numa delas, repetimos os testes numa segunda amostra. Se o comportamento se repetir, o aparelho não passa à fase seguinte, na qual avaliamos o desempenho. De nada adianta ter um equipamento que aquece com eficácia, se não for seguro.

Em três modelos, o dispositivo de segurança térmico atua quando o aparelho está a aquecer, o que não é permitido pela norma de segurança elétrica. Os aquecedores testados possuem um dispositivo de segurança térmica no seu interior, para que, se sobreaquecerem, desligarem. Nos modelos que chumbaram, este dispositivo atua no momento errado. Conheça os modelos a evitar.

Convector

 

Black&Decker 
Black & Decker BXCSH 1800E
 

Emissores de calor

 

HJM 
HJM RFC1500
 

Orbegozo 
Orbegozo RRW 1500 Wifi
 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.