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Serviço de água: 20 dias até corte

14 maio 2014
Abastecimento de água

14 maio 2014

Confrontado com um corte no abastecimento de água, o nosso leitor Hugo Braga, de Lisboa, questiona como provar que houve leitura do contador e evitar o pagamento da taxa de ligação.

“A EPAL garante que o meu contador não é lido há mais de 8 meses, mas recebi a visita de um técnico há menos de 2 meses", relatou Hugo. O nosso associado recebeu a visita de um técnico da EPAL em janeiro. Mas nos registos da empresa constava que o funcionário não tinha obtido acesso ao contador. Assim, para a EPAL, o contador não era lido há mais de 8 meses.

No final de janeiro, a empresa enviou uma carta a solicitar a comunicação dos consumos. Hugo não a recebeu e, face à ausência de resposta, a EPAL enviou um “ultimato” em fevereiro: no prazo de um mês, um técnico iria deslocar-se ao local para ler o contador; se não obtivesse o registo, o abastecimento seria suspenso. Como o nosso leitor também não recebeu o último aviso, ninguém abriu a porta ao técnico que acabou por cortar o serviço.

Sem água em casa, Hugo reclamou por e-mail à empresa e justificou que a falta de leituras só podia dever-se a um erro nos registos. Em simultâneo, deu-nos conhecimento deste caso.

A EPAL foi rápida a reagir: tendo em conta os motivos apresentados pelo leitor, a empresa decidiu não cobrar o valor do serviço de leitura e abertura de água, de 40 euros mais IVA.

O serviço de água só pode ser cortado após o aviso por escrito, com a antecedência mínima de 20 dias face à data do corte. Para a faturação, cabe à entidade gestora ou aos seus intermediários a leitura real dos instrumentos de medição, com uma frequência mínima de 2 vezes por ano e com um distanciamento máximo de 8 meses entre duas leituras seguidas.

Se for impossível o acesso ao contador por duas vezes, a empresa deve avisar o utilizador, por carta registada ou outro meio, da data e do intervalo horário (2 horas, no máximo) da terceira deslocação. A empresa deve também alertar para a possibilidade de suspender o fornecimento no caso de não conseguir a leitura.