Alertas

Leroy Merlin tira esquentador das lojas depois de alerta da DECO

O esquentador HTW CLA-10EASYGN falhou nos testes de segurança. Alertámos a Leroy Merlin, a única superfície comercial onde era possível comprá-lo, e a marca retirou-o das lojas. 

24 abril 2018 Em atualização
esquentador perigoso

iStock

O esquentador HTW CLA-10EASYGN não cumpre os requisitos essenciais para estar à venda em Portugal. Num laboratório acreditado, submetemos dois destes esquentadores ao nosso programa e ambos falharam nos testes à segurança. Apresentaram não-conformidades na estanquidade do circuito de exaustão e na atuação dos dispositivos de segurança na eventualidade de um bloqueio total da exaustão. O que significa isto? Que quando está em funcionamento normal, este modelo liberta gases queimados, acima dos limites impostos, para a divisão onde está instalado. O sistema de segurança também não atua dentro do intervalo de tempo estabelecido pela Diretiva 2009/142/CE de 30 de novembro de 2009. 

Além disso, não tem marcação CE válida para aparelhos a gás. Sem esta marcação, este modelo jamais poderia estar à venda em Portugal ou noutro país europeu.

esquentador perigoso

Este é o esquentador CLA-10EASYGN da HTW 
 

esquentador perigoso

Para verificar se tem este esquentador, tenha em atenção esta etiqueta

Reunimos com a única superfície comercial que vendia este produto no nosso País, a Leroy Merlin, que se comprometeu a retirar o produto do mercado. Verificámos com clientes-mistério nas lojas de todo o País que a promessa foi cumprida. Na loja online também já não está à venda.

Esperamos ainda uma solução válida para todos os clientes que entretanto já tinham adquirido e instalado os aparelhos, por parte da Leroy Merlin e do fabricante. Neste momento, ambos estão a estudar o assunto e divulgarão como os clientes deverão proceder. Aplaudimos esta atitude, mas vamos continuar muito atentos para garantir um compromisso que proteja os melhores interesses dos consumidores

Regularmente avaliamos a segurança dos produtos à venda em Portugal. Sempre que encontramos modelos que chumbam neste aspeto publicamos a informação na nossa página Produtos Perigosos.

 


Imprimir Enviar por e-mail