Notícias

Etiquetas energéticas ausentes em muitas lojas

23 novembro 2016
etiqueta energética

23 novembro 2016
Quando vai comprar um esquentador ou um termoacumulador, o consumidor nem sempre encontra a etiqueta energética, que ajuda a escolher o modelo mais eficiente. É urgente mudar esta realidade.

Elemento essencial na escolha de um aparelho de aquecimento da água, a etiqueta energética estava ausente nos esquentadores e termoacumuladores à venda em muitas das 63 lojas de eletrodomésticos que visitámos. Só 14 lojas físicas e uma online a tinham em, pelo menos, 75% dos produtos. Passado um ano da entrada em vigor dos regulamentos que obrigam as lojas a exibir a etiqueta energética nos aparelhos de aquecimento de água e do ar é inaceitável que tantos estabelecimentos não cumpram as regras. O consumidor terá dificuldade em comparar a eficiência dos equipamentos, para escolher o que permite poupar mais energia.

Face aos resultados, pedimos à Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição que sensibilize os seus associados para a obrigatoriedade da etiqueta energética. Além das lojas que não a tinham em todos os aparelhos, encontrámos diferentes comportamentos em espaços da mesma cadeia.

Preocupada com estes resultados, mas também ciente dos desafios que a nova etiquetagem representa para a entidade fiscalizadora, a DECO irá questionar a ASAE quanto às ações para fiscalizar o cumprimento da regulamentação. Se necessário, pedirá a sua intervenção junto das lojas, para que a lei seja cumprida.

Quando encontrar equipamentos em exposição sem etiqueta energética deve exigi-la ao vendedor. Aquela é um meio útil de comparar aparelhos da mesma categoria e descobrir quais são mais eficientes. Nunca deve optar por produtos cujo desempenho energético desconheça. Escolher um aquecedor de água eficiente contribui de forma significativa para a redução da fatura energética.

No site do projeto LabelPackA+, que conta com o apoio da DECO, pode encontrar várias informações sobre as etiquetas energéticas, incluindo a fórmula de cálculo das mesmas, as diferentes opções disponibilizadas e o esclarecimento de dúvidas.


Imprimir Enviar por e-mail