Notícias

Como verificar a qualidade da água da torneira

Regras para as captações particulares

agua 

Sabia que, se o limite da sua propriedade estiver a menos de 20 metros da rede pública de abastecimento, não pode recorrer a uma captação de água e usá-la para consumo humano (beber, cozinhar e lavar alimentos, tomar banho e lavar a loiça e a roupa)?

Neste caso, se não ligar a sua casa à rede pública, está sujeito a coima, que pode ir dos 1500 aos 3740 euros (particulares) e dos 7500 aos 44890 euros (empresas). E há razão para isso: não vivemos num país com abundância deste recurso e, nos últimos anos, ele tem sido profundamente escasso. Optar pela rede pública garante a qualidade da água consumida e uma gestão racional e sustentada.

Se, pelo contrário, a sua casa (ou segunda habitação, de férias) se encontrar distante do abastecimento da rede pública, pode recorrer a uma captação particular. Começa pela prospeção, segue-se o furo e, depois, deve fazer análises regulares (semestrais) para garantir a segurança do seu abastecimento particular. É preciso insistir na segurança: mesmo que, à vista desarmada, a água pareça cristalina e limpa, e própria para consumo, há risco de conter substâncias prejudiciais à saúde, que podem causar doenças como gastroenterites (diarreias) ou hepatite A.

Há quem recorra à rede pública e a uma captação própria. Deve separar as duas para evitar a contaminação da água em sua casa e da própria rede pública. A ERSAR é a entidade competente para fiscalizar a água para consumo humano. Mas, se a sua captação é particular, então é o proprietário o responsável pela realização de análises à qualidade da água, por um sistema de tratamento adequado e pela limpeza dos equipamentos existentes e da sua rede.

Para selecionar um laboratório creditado, deve consultar a ERSAR. A análise deve ser feita tendo em conta parâmetros microbiológicos e físico-químicos. E é obrigado, também, por lei, a efetuar uma comunicação prévia ou a licenciar a sua captação contactando o Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente, uma plataforma eletrónica disponível no site da Agência Portuguesa do Ambiente.