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Campanha da água: recebemos 308 denúncias de 87 municípios

11 agosto 2014 Arquivado

11 agosto 2014 Arquivado

Elevadas perdas da água da rede pública têm um impacto na eficiência das entidades gestoras e no aumento de custos, que se refletem no tarifário de abastecimento de água dos utilizadores. A sua denúncia é fundamental para mudar este cenário.

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Em menos de 3 meses, centenas de consumidores atentos recorreram ao nosso formulário online e denunciaram 308 perdas de água localizadas em 87 municípios, incluindo Continente e Ilhas. Facilitamos a denúncia das perdas de água em qualquer ponto do País, a qualquer hora, sendo encaminhada diretamente para a entidade responsável. Fuga de água visível à superfície e rega desadequada em espaços verdes municipais representam o tipo de denúncia mais frequente.

As perdas reais de água são, muitas vezes, visíveis e a contribuição do consumidor, ao denunciar em tempo útil junto da entidade, é determinante para a rápida resolução da mesma. A nossa plataforma permite que o cidadão assuma um papel ativo na participação da denúncia e coopere para aumentar a eficiência das entidades gestoras na redução das perdas de água. Basta aceder ao formulário online e incluir os dados. A denúncia segue diretamente para a entidade responsável pelo tipo de perda, com o conhecimento da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.

No dia-a-dia, no local onde trabalhamos, onde vivemos ou quando viajamos pelo país, deparamo-nos com perdas de água no espaço público: rotura nas tubagens, regas desadequadas em espaços verdes municipais, fuga de água na boca-de-incêndio, rega e lavagens de ruas, entre outras.

Tal como em 2013, recebemos denúncias de perdas de água em espaço público provenientes de todo o território nacional, algumas com fotos bastante ilustrativas do desperdício.