Notícias

Aquecer água: banhos de sol reduzem fatura

20 junho 2014

20 junho 2014

Sistema solar térmico ou bomba de calor? A nossa associada Sandra Frade pediu-nos ajuda para escolher a melhor opção para aquecer água em casa.

A nossa leitora está tentada a optar por uma bomba de calor da Energie, em que a captação de energia para aquecer a água não depende dos raios solares, ao contrário do sistema solar térmico, com os tradicionais painéis solares.

Indicamos o sistema mais económico para o seu perfil, fonte de energia que usa e agregado familiar no nosso simulador sobre água quente.

Sem mais pormenores sobre a tipologia da habitação, como a orientação e exposição solar ou as variações térmicas a que está sujeita, os nossos testes revelam que o sistema de eleição para produzir água quente sanitária combina o painel solar térmico com um esquentador a gás natural.

O painel solar térmico produz 60 a 75% da água quente durante o ano inteiro e o esquentador produz o restante para os dias de inverno com menores níveis de exposição solar ou em que se verifique uma maior necessidade de água quente, por exemplo.

Bomba de calor mais independente
O equipamento da Energie é um sistema termodinâmico, composto por uma bomba de calor. A bomba de calor não é mais do que um compressor, evaporador, condensador, válvula de expansão e um circuito de gás, tal como existe nos frigoríficos ou nos aparelhos de ar condicionado, que transfere o calor do ar exterior para a água.

Regra geral, a bomba de calor é instalada no exterior da habitação (como um ar condicionado) e está ligada a um permutador, por norma, dentro do depósito de água, que se encontra dentro de casa. Este sistema termodinâmico funciona 365 dias por ano e depende menos da radiação solar. Mas é necessário escolher uma bomba de calor adaptada às variações térmicas da sua zona.

Solar térmico ou termodinâmico, ambos os sistemas exigem manutenção regular, para manter a eficiência. A seleção, projeto e instalação devem ser efetuados por técnicos credenciados. Por exemplo, para dimensionar o reservatório, deve considerar 40 litros por pessoa do agregado, mas este valor depende da utilização.