Dicas

Como limpar os filtros das torneiras

Não precisa de ser um especialista em trabalhos manuais para limpar os filtros em casa. Ajudamos a fazer esta operação com sucesso.

08 novembro 2017
torneira

Thinkstock

Retirar e limpar (ou substituir) o filtro das torneiras é uma operação simples. É uma peça pequena e sensível, mas com uma função muito importante. É por ali que passa a água que bebemos. Esta peça filtra as partículas de areia ou terra que possam estar nos canos e que, eventualmente, tenham passado pelos restantes filtros ao longo da canalização. Além disso, destina-se a evitar salpicos e contribui para gastar menos água. Mas, com o passar do tempo, o filtro acumula partículas. Para que funcione corretamente e cumpra a missão, procure fazer uma manutenção regular. Lembre-se de limpá-lo no caso de obras na canalização ou de cortes no abastecimento, devido a obras na rede pública, por exemplo. É uma forma de eliminar as partículas retidas. Precisa apenas de algumas ferramentas e materiais básicos: uma chave inglesa, uma pequena escova, vinagre para remover o calcário eventualmente acumulado e, se for o caso, um filtro novo (desde 2 euros).

Desmontar

Para desmontar a peça que contém o filtro, encaixe a chave inglesa nas ranhuras da ponteira da torneira e rode até sair. Se a torneira já contar alguns anos, é provável que esteja calcificada.

Please fill the source and the alt text 
Desmontar o filtro da torneira pode exigir alguma força.

Peças essenciais

Dentro da ponteira que retirou, encontra um cartucho, onde estão o filtro, o disco protetor e a anilha de borracha para ajustar a peça e evitar fugas.

Please fill the source and the alt text 
Filtro, disco e anilha prontas para limpar.

Limpeza

Depois de retirar as peças, coloque-as debaixo da torneira e lave para eliminar os restos de impurezas. Se for necessário, use uma pequena escova para retirar as partículas mais entranhadas. Aproveite para descalcificar as peças, colocando-as dentro de um copo com água e vinagre. Deixe ficar cerca de uma hora.

Please fill the source and the alt text 
Lave as peças ou descalcifique num copo com água e vinagre.

Montagem

Se a limpeza for eficaz e as peças estiverem em bom estado, volte a colocá-las, uma a uma, dentro da ponteira e enrosque de novo na extremidade da torneira, com a ajuda da chave inglesa. Se, no final da operação, concluir que, mesmo assim, o filtro não ficou a 100%, pondere comprar um novo.

Please fill the source and the alt text 
Um filtro novo custa desde 2 euros.
Poupe até € 500 em água com bons hábitos e os dispositivos certos. Há redutores e chuveiros que alegam poupar água, mas, antes de instalar, tem de medir a pressão e o caudal. Se os bons hábitos – fechar a torneira enquanto nos ensaboamos, por exemplo – ajudam a reduzir os litros de água, adaptar um economizador às torneiras e ao chuveiro pode atenuar ainda mais o gasto.

Imprimir Enviar por e-mail