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Basta de nos atirarem fumo para os olhos!

Unidos a outras organizações da Europa, representando mais de um milhão de consumidores, exigimos justiça e verdade!

Junte-se a nós e exija que as marcas revelem os valores reais das emissões dos seus carros.

Lute pela criação de legislação que puna quem engana os consumidores e não respeita o Ambiente.

Defenda os seus direitos, faça ouvir a sua voz!

Junte-se à nossa ação.

O que fez a VOLKSWAGEN?

Setembro 2013

DECO lança alerta

Alertámos para o facto de a indústria automóvel recorrer a práticas desonestas para prestar informação errada sobre emissões e consumos. Exigimos a entrada em vigor do novo protocolo de teste.

Setembro 2015

Rebenta o escândalo Volkswagen

Surgem notícias de que a Volkswagen instalou um software para manipular o nível de emissões de óxido de azoto em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo.

VW

Abril 2017

Ação reivindicativa

A ação “Quero justiça” ganha vida em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica. Exigimos compensação para os consumidores, revisão de todos os veículos afetados e a resolução técnica dos problemas das emissões.

Outubro 2016

DECO exige resolução

A DECO avança com um processo judicial contra o fabricante alemão, a SIVA, a SEAT e a Volkswagen espanhola, tentando que os consumidores afetados sejam compensados.

Outubro 2015

Criação de um grupo de trabalho

O anterior Governo cria um grupo de trabalho para controlar a fraude e tranquilizar os donos dos carros com o kit fraudulento.

Outubro 2015

DECO questiona autoridades

Pedimos explicações ao Ministro da Economia e à Comissão Europeia. Criámos um formulário online. Recebemos 5585 registos de consumidores afetados.

Junho 2016

Consumidores europeus excluídos

As autoridades norte-americanas obrigam a Volkswagen a compensar os proprietários dos veículos afetados. A decisão não se estende aos consumidores europeus.

Julho 2016

Reparação ineficaz

O nosso teste revela que a reparação da Volkswagen, homologada pela autoridade alemã para os transportes, é ineficaz na redução dos níveis de óxido de azoto.

O que fez a VOLKSWAGEN?

VW

Setembro 2013

DECO lança alerta

Alertámos para o facto de a indústria automóvel recorrer a práticas desonestas para prestar informação errada sobre emissões e consumos. Exigimos a entrada em vigor do novo protocolo de teste.

Setembro 2015

Rebenta o escândalo Volkswagen

Surgem notícias de que a Volkswagen instalou um software para manipular o nível de emissões de óxido de azoto em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo.

Outubro 2015

Criação de um grupo de trabalho

O anterior Governo cria um grupo de trabalho para controlar a fraude e tranquilizar os donos dos carros com o kit fraudulento.

Outubro 2015

DECO questiona autoridades

Pedimos explicações ao Ministro da Economia e à Comissão Europeia. Criámos um formulário online. Recebemos 5585 registos de consumidores afetados.

Junho 2016

Consumidores europeus excluídos

As autoridades norte-americanas obrigam a Volkswagen a compensar os proprietários dos veículos afetados. A decisão não se estende aos consumidores europeus.

Julho 2016

Reparação ineficaz

O nosso teste revela que a reparação da Volkswagen, homologada pela autoridade alemã para os transportes, é ineficaz na redução dos níveis de óxido de azoto.

Outubro 2016

DECO exige resolução

A DECO avança com um processo judicial contra o fabricante alemão, a SIVA, a SEAT e a Volkswagen espanhola, tentando que os consumidores afetados sejam compensados.

Abril 2017

Ação reivindicativa

A ação “Quero justiça” ganha vida em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica. Exigimos compensação para os consumidores, revisão de todos os veículos afetados e a resolução técnica dos problemas das emissões.

Os nossos objetivos

Objectivo 1
Indemnização para todos os consumidores afetados pela Volkswagen.

Porque os consumidores europeus não são diferentes dos norte-americanos, exigimos que a compensação não seja inferior ao montante entre os 5 100 e os 10 mil dólares (€ 4 800 a € 9 400, em média).

Objectivo 2
Revisão em oficina de todos os veículos com o software fraudulento

Pedimos às autoridades que analisem a solução da Volkswagen. Devem ser considerados os limites legais para as emissões de óxido de azoto. A solução passa por sistemas de homologação que meçam de forma realista todos os parâmetros.

Objectivo 3
Desempenho dos veículos não pode ser afetado

Reclamamos uma resolução técnica do problema que não afete a prestação dos carros ao nível dos consumos e da potência.

Consumidores europeus unidos são mais fortes.

OCU

Ta

Deco Proteste

AltroConsumo