É a proposta que oferece o menor custo total para o financiamento, mediante a nossa análise das condições contratuais e dos preçários praticados.
É a proposta que oferece o menor custo total para o financiamento, mediante a nossa análise das condições contratuais e dos preçários praticados.
É o valor que ainda deve à instituição que lhe concedeu o empréstimo, após todos os pagamentos que eventualmente já tenha efetuado.
É a taxa de referência do mercado monetário interbancário e corresponde geralmente à Euribor, a que está ligada a taxa de juro aplicada ao contrato de crédito à habitação. Esta é definida pela soma da média do indexante com o spread contratado. Em regra, usam-se a Euribor a 3, a 6 e a 12 meses, sendo a taxa de juro do contrato revista em função da periodicidade do indexante utilizado.
É, grosso modo, a margem de lucro do banco e cada instituição é livre de definir o spread que aplica, tendo em conta a análise do perfil de risco do cliente. Por estratégia comercial, muitos bancos disponibilizam-se para baixar o spread dos empréstimos se os clientes contratarem outros produtos além do crédito à habitação.
A taxa de juro variável é a mais comum. Resulta da soma do spread definido pelo banco com a Euribor. É revista periodicamente, em função do prazo da Euribor. Já a taxa de juro fixa é definida no momento da celebração do contrato de crédito à habitação e permanece inalterada. Por regra, a taxa fixa é mais elevada do que a taxa variável praticada no mesmo momento, oferecendo como contrapartida a segurança da sua previsibilidade.
Há ainda contratos de taxa de juro mista, que combinam um primeiro período de taxa fixa com um segundo período de taxa variável.
É a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global, que indica o custo total do empréstimo para o cliente, incluindo juros, seguros, impostos e comissões. É o melhor indicador para comparar diferentes propostas bancárias e escolher o melhor crédito à habitação.
Está incluído o capital reembolsado, os juros suportados, os prémios dos seguros e outros produtos contratados, os impostos suportados, assim como as comissões bancárias ligadas ao financiamento.
Sim, desde que seja aceite pela instituição que vai receber o crédito. Contudo, subscrever os seguros no banco onde contrata o crédito à habitação geralmente resulta em bonificações no spread negociado.
É a proposta que oferece o menor custo total para o financiamento, mediante a nossa análise das condições contratuais e dos preçários praticados.
Qualquer consumidor pode usar o simulador para calcular propostas de financiamento. Após a simulação, ficará a saber qual o melhor crédito à habitação para o seu caso e quanto poupa ao transferir o seu atual empréstimo à habitação para outro banco.
Para fazer o cálculo do financiamento, basta registar-se gratuitamente e tornar-se Simpatizante da DECO PROTESTE. Ao integrar a nossa comunidade de Simpatizantes, está a apoiar a maior organização de consumidores de Portugal.
Beneficiará ainda de vantagens exclusivas: