Destina-se a todos os proprietários de imóveis destinados a habitação. Use o nosso simulador para calcular o IMI.
O preço por metro quadrado sofreu, em 2022 e 2023, os maiores aumentos de sempre, e está agora nos 665 euros. A subida tem impacto direto nos novos pedidos de avaliação do imóvel. Simule e saiba se está a pagar o valor justo de IMI ou se pode poupar no imposto.
Permite valorizar imóveis situados em áreas com valor de mercado imobiliário mais acentuado. Deveria ser revisto, a nível nacional, de três em três anos, mas a última atualização ocorreu em 2016. No final de 2019 já estavam prontos os novos coeficientes mas, até hoje, ainda não entraram em vigor. Podem variar entre os 0,35 e os 3,5. É uma das parcelas que permite calcular o IMI. Consulte o coeficiente de localização do seu imóvel no Portal das Finanças.
É aplicado em função da idade do imóvel, ou seja, depende do número de anos decorridos desde a data da licença de utilização ou da conclusão da edificação. O coeficiente diminui à medida que a idade do imóvel avança. Como as Finanças não atualizam este fator automaticamente, o coeficiente considerado pelo Fisco não é o atual, mas sim o do ano da última avaliação pedida pelo contribuinte. Se nunca pediu uma nova avaliação, está a pagar IMI como se a sua casa fosse nova, mesmo que tenha, por exemplo, 20 anos. São 20% a mais de imposto que pode poupar se usar este simulador.
Se não pediu uma nova avaliação da sua casa desde de 1 de julho de 2007, pode estar a pagar IMI a mais. Quanto maior a área da casa, maior a probabilidade de o IMI estar a ser cobrado em excesso. Desde essa data, foi alterado o método de calculo das áreas, reduzindo o seu impacto no cálculo do valor patrimonial tributário. Os imóveis com uma área bruta privativa com mais de 100 m2 são os beneficiados pela alteração do método de cálculo. Use o simulador para fazer a avaliação do imóvel.
Simulador IMI: a quem se destina?
Destina-se a todos os proprietários de imóveis destinados a habitação. Use o nosso simulador para calcular o IMI.
O que é preciso para usar este simulador de avaliação de imóveis?
Deve e ter à mão a caderneta predial da sua casa. Pode descarregá-la gratuitamente no Portal das Finanças. Caso possua mais do que um imóvel, escolha a caderneta predial daquele que pretende consultar. Se ainda não tem senha de acesso, peça-a no Portal das Finanças. Esta demora cerca de uma semana a chegar ao seu domicílio fiscal, que deve estar atualizado. Caso não esteja, desloque-se a uma loja do cidadão.
Se o simulador de IMI indicar que pode poupar, o que deve fazer?
Peça a atualização dos dados do imóvel para efeitos de IMI. Pode fazê-lo de duas formas:
Como é definido o valor patrimonial tributário de cada casa?
O valor patrimonial tributário é calculado com base em vários critérios: o valor de construção por metro quadrado, a área bruta, a localização, a qualidade e conforto e a idade do imóvel. O valor do imóvel para efeitos fiscais é revisto pelas Finanças a cada três anos. No entanto, três destes critérios – a idade do imóvel, o valor de construção por metro quadrado e o coeficiente de localização – não estão a ser atualizados automaticamente pelas Finanças, o que, nalguns, casos leva o contribuinte a pagar IMI a mais. Este é o motivo que nos levou a criar este simulador de IMI.
Quem tem direito à isenção de IMI?
Alguns imóveis podem estar isentos do pagamento de IMI durante três anos se reunirem todos estes requisitos:
Posso não ter poupança no IMI?
Sim, nem sempre é possível poupar no IMI. Depois do aumento já registado em 2022, o preço do metro quadrado – uma das parcelas que determina o valor patrimonial tributário – voltou a disparar, agora para 665 euros. Em dois anos seguidos, estes foram os maiores aumentos do preço do metro quadrado desde que foi criado o IMI. Os pedidos de uma nova avaliação de imóveis que tiverem entrado nas Finanças desde o dia 1 de janeiro de 2023 já serão recalculados contemplando esse aumento, o que, num maior números de situações, vai evitar que haja poupança. De qualquer forma, a única forma de saber se deve ou não apresentar um novo pedido de avaliação usando o simulador de IMI. Se o resultado não der poupança, não apresente o pedido. Se o simulador revelar que é possível poupar no IMI no futuro, pode ativar o nosso alerta. Nessa altura, será avisado por e-mail (o que indicou no registo) para voltar a simular.