No seguro automóvel, apenas é obrigatória por lei a cobertura de responsabilidade civil. Mas a maior parte das seguradoras define vários pacotes base, com diferentes coberturas e preços, permitindo ao segurado optar entre diferentes níveis de cobertura. Escolha o melhor seguro para o seu carro com a ajuda do simulador da DECO PROTESTE.

Seguro contra terceiros ou contra todos os riscos?

Por lei, apenas é obrigatória a cobertura de responsabilidade civil, que garante o pagamento dos danos causados a terceiros durante a circulação automóvel até ao limite de € 6.070.000 para danos corporais e € 1.220.000 para danos materiais. Adicionalmente, é possível subscrever um conjunto de coberturas adicionais, como a assistência em viagem, a proteção jurídica e os danos no próprio veículo originados por choque, colisão ou capotamento, queda de raio, incêndio ou explosão, furtou ou roubo, fenómenos naturais (como tempestades ou inundações) ou vandalismo.

Como funciona o simulador

A DECO PROTESTE recolhe e analisa periodicamente todas as apólices automóvel disponíveis no mercado, avalia-as de acordo com um conjunto de critérios qualitativos, como pacote de coberturas e respetivos limites de capital, franquias, tabelas de bónus ou exclusões. Adicionalmente, são recolhidos os tarifários de todas as seguradoras e comparados os prémios anuais de todos os produtos.

O prémio do seguro automóvel depende das características do veículo e do respetivo condutor e do histórico de sinistralidade associado. Para comparar as várias apólices, definimos cenários e identificamos as nossas Escolhas Acertadas, cuja subscrição recomendamos e que correspondem às apólices que apresentam a melhor qualidade ao melhor preço.

Depois de selecionada a oferta mais vantajosa, os consumidores poderão avançar diretamente para o processo de subscrição na nossa plataforma. Após indicação dos dados relativos à apólice e ao tomador de seguro, poderão concluir a contratação, num processo inteiramente online, ou ser posteriormente contactados por um call center especializado para formalização do contrato.

O que são as franquias?

A franquia é a parte da indemnização que fica a cargo do segurado. A cobertura de responsabilidade civil não tem franquia - a seguradora paga a totalidade dos danos até ao limite de capital -, mas nas coberturas facultativas de danos próprios, o segurado poderá ter de suportar um valor fixou ou uma percentagem do valor do veiculo. Em regra, o prémio do seguro é inversamente proporcional ao valor da franquia, o que significa que, quanto maior é parte dos danos que o segurado está disposto a suportar em caso de sinistro, menor será o custo do seguro.  

Como cancelar o seguro auto

O seguro automóvel pode ser cancelado na data de vencimento. Para o efeito, deverá avisar a seguradora com uma antecedência mínima de 30 dias. Caso tenha optado pelo fracionamento do prémio, bastará não pagar uma das frações e o seguro é automaticamente anulado.

Só é possível cancelar o seguro antes da data de vencimento em caso de venda do veículo. Para o efeito, deverá enviar à seguradora documento comprovativo da venda e devolver a carta verde e o respetivo dístico. A seguradora efetuará o estorno da parte do prémio correspondente ao período entre a data de venda e a data de vencimento do contrato.

 
We're online
Tem dúvidas?
We're online

Precisa de ajuda?

Fale connosco.

Estamos aqui para si. Dias úteis, das 9 às 18 horas.