Como funciona o simulador de seguro automóvel

Simulador com benefícios reais para o consumidor

Comparamos os vários produtos disponíveis no mercado, para que os consumidores façam a melhor escolha. O nosso objetivo é assegurar a representatividade e a permanente atualização dos nossos simuladores.

Nas nossas recomendações, consideramos três aspetos distintos: perfil pessoal, preço e qualidade da oferta. Na qualidade, consideramos a avaliação dos nossos especialistas e o feedback do utilizador, que recolhemos através de inquéritos estatísticos específicos, efetuados junto de uma amostra representativa dos consumidores.

Entre as propostas avaliadas, destacamos a nossa recomendação como Escolha Acertada. Podemos ter mais do que uma Escolha Acertada para cada pessoa, se as ofertas proporcionarem um nível semelhante de qualidade e preço.

Para alguns produtos, também temos a designação Melhor do Teste. Estas recomendações são mostradas na lista de resultados, que é composta pelas ofertas que se adequam às características de cada perfil.

Para cada oferta apresentada na lista de resultados, mostramos os detalhes (coberturas, limites de capital, franquias, entre outros) e permitimos ao consumidor comparar várias propostas.

Através da área pessoal do site, os subscritores podem consultar as simulações que guardaram e receber alertas sobre alterações das ofertas no mercado, por exemplo.

Uma vez selecionada a oferta mais vantajosa, pode seguir diretamente para o processo de contratação, através do botão ADERIR. Dependendo do parceiro, o processo poderá decorrer inteiramente online ou através de um call center especializado, que garante o acompanhamento e a assistência na subscrição ou mudança de seguro.

No nosso simulador, apresentamos ainda parcerias que negociámos exclusivamente para os subscritores da DECO PROTESTE, e que garantem condições mais vantajosas ao nível dos preços e das garantias

O simulador de seguro automóvel está disponível para todos os consumidores.

Porque pode confiar nas nossas recomendações?

Avaliamos as propostas do mercado e recomendamos as melhores ofertas com independência. Para isso, recolhemos e atualizamos regularmente as condições contratuais e as tarifas dos vários produtos.

As nossas recomendações consideram o preço, mas também indicadores de qualidade. As nossas Escolhas Acertadas correspondem aos produtos que apresentam a melhor qualidade, ao melhor preço.

O que significa Melhor do Teste?

A designação Melhor do Teste é dada à oferta com a melhor pontuação de qualidade, independentemente do preço.

Os critérios de avaliação da qualidade variam em função do tipo de produto ou serviço avaliado e são fixados pela DECO PROTESTE, antes da realização da análise, tendo por a legislação (nacional ou comunitária) e as melhores práticas do setor.

O que significa Escolha Acertada?

A Escolha Acertada é a oferta que, considerando os dados introduzidos no simulador, é a mais adequada ao perfil do consumidor, em termos de preço e qualidade.

Elegemos a Escolha Acertada, que combina a melhor relação qualidade-preço possível. O nível de qualidade exigido para merecer a nossa recomendação é determinado pelas avaliações dos nossos especialistas e os inquéritos de satisfação provenientes da experiência de utilização dos consumidores.

Como divulgamos e atualizamos as nossas recomendações?

Procuramos acompanhar e atualizar os nossos simuladores em permanência com as condições oferecidas pelos prestadores.

Assim, procuramos assegurar a atualização de tarifas e das condições contratuais, refletindo nos nossos simuladores a entrada de novos produtos e serviços no mercado ou a sua extinção.

O mercado é dinâmico e está em mudança constante, pelo que os preços e condições apresentados têm a validade de um mês. Para dar início a um processo de adesão passado este prazo, deverá realizar nova simulação.

Qual o destino das receitas obtidas com a contratação das ofertas?

Nos casos em que obtemos receitas de simuladores, estas são usadas, como sempre fizemos, para aumentar a cobertura do mercado e a atualização de tarifas nos nossos simuladores, melhorar a comunicação e a resolução de problemas entre os consumidores e as empresas.

Sem prejuízo das parcerias negociadas, as nossas avaliações e recomendações não são influenciadas por nenhum objetivo comercial. Continuamos a escrutinar e avaliar as propostas de todos os prestadores no mercado de forma totalmente isenta e independente, para trazer as melhores opções até ao consumidor.

Quais as informações que recolhemos?

No questionário de simulação, recolhemos informação relativa ao seguro pretendido, ao veículo a segurar e ao condutor habitual. Esses dados são essenciais para podermos obter uma cotação junto dos parceiros. Adicionalmente, recolhemos a autorização de partilha destes dados com os parceiros e o endereço de e-mail, para enviarmos as cotações.

Novo seguro
Para além do tipo de seguro e do pacote de coberturas pretendido, o consumidor deverá indicar se se trata de um seguro novo – é a primeira vez que vai fazer um seguro para aquele veículo - ou de uma transferência.

Tratando-se de um seguro novo, pedimos-lhe que nos indique se tem outro automóvel em seu nome e a respetiva matrícula, de modo a podermos ir buscar eventuais bonificações por ausência de sinistralidade e apresentar-lhe uma proposta mais vantajosa.

Seguro atual
Tratando-se de uma transferência de seguradora, é solicitada informação sobre o seguro atual, para apurar a poupança que poderá obter ao mudar de apólice e o nível de bonificação, em função dos sinistros participados.

Veículo a segurar
A matrícula do veículo permite-nos, através de uma consulta à base de dados Segurnet, confirmar o histórico de sinistralidade e apresentar uma cotação definitiva. Não sendo indicada a matrícula, o prémio apresentado dependerá sempre da validação do histórico declarado.

Condutor
Informações como idade, antiguidade da carta ou profissão do condutor habitual do veículo são fatores de tarifação e influenciam o prémio. Já o NIF é solicitado porque é exigido por muitos dos parceiros para que possamos obter uma cotação

Autorização de partilha de dados
Por último, os dados pessoais solicitados permitir-nos-ão enviar um e-mail com a listagem das propostas, sendo ainda necessário, por imperativos legais, que autorize previamente a partilha dos seus dados e do veículo com as seguradoras e corretores junto dos quais iremos recolher simulações personalizadas.

Quando recebo as cotações?

Logo após a submissão do questionário de simulação devidamente preenchido, iniciamos o processo de recolha de cotações personalizadas junto das principais seguradoras. Passado algum tempo (dependendo da hora em que a simulação é efetuada, poderá demorar alguns minutos ou algumas horas), receberá um eail com uma listagem de todas as propostas recolhidas no mercado, com indicação do nome da seguradora e do produto, o índice de qualidade, o prémio anual e a poupança que proporciona face à média do mercado.

É necessário o registo no site?

Sim. Para aceder ao link com a listagem das cotações, deverá estar registado no site da DECO PROTESTE. O registo é inteiramente gratuito e requer apenas a indicação do nome, telefone, endereço de e-mail e a aceitação da política de privacidade.

Voltar ao simulador