Notícias

Resolução de litígios entregue ao CIMPAS

01 dezembro 2014
cimpas

01 dezembro 2014

Além de resolver litígios relacionados com acidentes automóvel, o Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros (CIMPAS) intervém em processos de seguros multirriscos ou de responsabilidade civil (do caçador, de uso e porte de arma, de exploração e familiar) até 50 mil euros por reclamação.

O CIMPAS disponibiliza dois serviços autónomos. O de mediação e arbitragem, em que promove a resolução rápida dos conflitos, quer por acordo entre as partes (gratuito), quer através de arbitragem. Neste caso, os consumidores têm de pagar uma taxa de 3% do valor da causa, de 60 a 600 euros. A este junta-se um serviço de provedoria do cliente de seguros, que aprecia reclamações e apresenta recomendações às seguradoras, também sem custos.

Para reclamar de um serviço, preencha o formulário no sítio deste organismo e envie-o com a documentação que considere relevante para o endereço do CIMPAS, na Av. Duque de Loulé, n.º 72, 7.º e 8.º pisos, 1050-091 Lisboa.

Página do sítio online do Cimpas
Descarregue o formulário on-line ao clicar em Mediação e arbitragem e, depois, Reclamações.

Formulário de reclamação
A versão em Word permite escrever directamente do computador.

O provedor tem 30 a 45 dias após a queixa para comunicar o seu parecer. Os seus poderes são consultivos e não alteram as decisões das seguradoras. Se não ficar satisfeito com a resolução do caso, o consumidor pode avançar com uma acção judicial ou arbitral.