Notícias

Rótulo de eficiência energética nos pneus

18 março 2013 Arquivado

Arquivado

Os pneus devem ser acompanhados de uma etiqueta com informação sobre eficiência energética, aderência em solo molhado e nível de ruído exterior.

A etiqueta europeia para os pneus destaca 3 informações importantes: consumo, relacionado com a resistência ao rolamento, aderência ao piso molhado e ruído. Para as duas primeiras estão previstas sete classes, representadas por letras (A a G), sendo que A é a classe mais elevada e G a mais baixa. O nível de ruído é representado por três barras: quanto mais barras preenchidas, maior o ruído exterior do pneu.

A aderência em piso molhado é indicada no lado direito da nova etiqueta. Os pneus com aderência excelente têm menores distâncias de travagem em piso molhado. A eficiência ao nível de consumo é indicada no lado esquerdo da etiqueta. Entre a classificação A e G podem haver variações de consumo superiores a 7 por cento. A avaliação do ruído exterior de rolamento é indicada no fundo. É expressa em decibéis e acompanhada por uma, duas ou três barras. Uma barra negra indica o melhor nível: o ruído do pneu é, pelo menos, 3 dB abaixo do futuro limite legal. Três barras negras reflectem um desempenho pior, indicador de que cumpre os limites máximos admissíveis por lei.

A etiqueta é útil, mas não é suficiente, pois deixa de fora muitas características importantes para avaliar o desempenho global. Por exemplo, só com a etiqueta não é possível saber que determinado pneu dura menos quilómetros do que outro. Mas também que, em piso seco, certo modelo trava em menor distância do que outro. Mais: para os três critérios presentes, não são realizados todos os testes necessários. Para a aderência ao piso molhado, só é feita uma prova, enquanto os nossos testes incluem cinco. É o caso do desempenho em hidroplanagem.