Notícias

Rótulo de eficiência energética nos pneus

18 março 2013 Arquivado

18 março 2013 Arquivado

Os pneus devem ser acompanhados de uma etiqueta com informação sobre eficiência energética, aderência em solo molhado e nível de ruído exterior.

A etiqueta europeia para os pneus destaca 3 informações importantes: consumo, relacionado com a resistência ao rolamento, aderência ao piso molhado e ruído. Para as duas primeiras estão previstas sete classes, representadas por letras (A a G), sendo que A é a classe mais elevada e G a mais baixa. O nível de ruído é representado por três barras: quanto mais barras preenchidas, maior o ruído exterior do pneu.

A aderência em piso molhado é indicada no lado direito da nova etiqueta. Os pneus com aderência excelente têm menores distâncias de travagem em piso molhado. A eficiência ao nível de consumo é indicada no lado esquerdo da etiqueta. Entre a classificação A e G podem haver variações de consumo superiores a 7 por cento. A avaliação do ruído exterior de rolamento é indicada no fundo. É expressa em decibéis e acompanhada por uma, duas ou três barras. Uma barra negra indica o melhor nível: o ruído do pneu é, pelo menos, 3 dB abaixo do futuro limite legal. Três barras negras reflectem um desempenho pior, indicador de que cumpre os limites máximos admissíveis por lei.

A etiqueta é útil, mas não é suficiente, pois deixa de fora muitas características importantes para avaliar o desempenho global. Por exemplo, só com a etiqueta não é possível saber que determinado pneu dura menos quilómetros do que outro. Mas também que, em piso seco, certo modelo trava em menor distância do que outro. Mais: para os três critérios presentes, não são realizados todos os testes necessários. Para a aderência ao piso molhado, só é feita uma prova, enquanto os nossos testes incluem cinco. É o caso do desempenho em hidroplanagem.