Notícias

Pneus mais verdes e com bons resultados

Pela primeira vez, nomeámos os pneus mais sustentáveis. Testámos duas medidas e ainda destacámos os melhores a travar em piso molhado. Saiba quanto poupa com a melhor escolha para o seu carro.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e António Souto
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Alda Mota
06 abril 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e António Souto
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Alda Mota
Teste a pneus 2021 em piso molhado e seco com alta tecnologia

Testámos duas medidas de pneus (205/55 R16 e 225/50 R17), para carros pequenos familiares e para familiares, respetivamente. A grande novidade do teste é, sem dúvida, a atribuição da Escolha Verde aos pneus testados. É a primeira vez que o fazemos, e não podíamos ter resultados mais positivos: no total de 30 modelos testados (14 de 205/55 R16 e 16 de 225/50 R17) obtivemos cinco Escolhas Verdes. A sustentabilidade do planeta é uma preocupação urgente e, como tal, é importante poder equipar o carro com soluções amigas do ambiente.

Seja um consumidor mais sustentável

O principal objetivo do teste é mostrar a ampla oferta de pneus existente no mercado, do fornecedor premium ao low-cost. Se há quem procure pneus pela qualidade, há também quem o faça apenas pelo preço. Queremos que, qualquer que seja o critério, a sua segurança nunca fique comprometida. Poupará, significativamente, com as Escolhas Acertadas para ambas as medidas.

Este é o único teste independente a pneus publicado em Portugal, e conta com avaliações em pista e em laboratório. Tem por base o desempenho na condução e na segurança – em piso molhado e seco – o conforto, a eficiência de combustível (quanto combustível gasta, mais ou menos, percorrendo dois quilómetros a uma velocidade constante de 100 quilómetros por hora) e a durabilidade. A distância de travagem é um dos critérios mais importantes na avaliação de um pneu e, como tal, testámo-la, em piso molhado, nos pneus 225/50 R17, usados nos carros familiares.

Os pneus do seu carro são postos à prova todos os dias. Porém, também têm um ciclo de vida e, ao atingirem a velhice, ficam desgastados, comprometendo a segurança. A mudança dos pneus não deve, assim, ser esquecida.

Faça login no site para continuar a ler o artigo e saber quais os melhores pneus para o seu carro. A poupança é garantida e a sustentabilidade do planeta também. 

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós


 

Mais distância de travagem, menos segurança

Um dos dados mais importantes para avaliar os pneus é a distância de travagem. Quanto maior for esta distância, menos seguro é o pneu. No gráfico, podemos ver a distância de travagem, em piso molhado, de todos os modelos de pneus testados com a medida de 225/50 R17. 

  

A Falken integra o terceiro lugar do pódio das melhores distâncias de travagem, precisando de 33,4 metros até o carro se imobilizar por completo. Já os pneus da Continental aparecem em segundo lugar, precisando apenas de 33,2 metros para parar totalmente desde o momento em que se inicia a travagem. 

A marca com melhor distância de travagem, em piso molhado, é a Semperit (32,7 metros), apesar de, na Qualidade Global, ocupar um lugar a meio da tabela. Isto deve-se ao facto de o resultado do teste em piso seco ser apenas satisfatório. 

Outra curiosidade a realçar, e que reflete a importância da distância de travagem para o desempenho global de um pneu, é o caso da marca Firestone. Com resultados estáveis na durabilidade, no consumo e no impacto ambiental, acabar por ter a pior nota do teste por precisar de demasiados metros para travar (41,2 metros até o carro se imobilizar por completo), o que condiciona a segurança do condutor. O comportamento em piso molhado é substancialmente pobre, necessitando de mais 8,5 metros para imobilizar o veículo do que o pneu mais bem classificado. 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.