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Glossário sobre pneus: teste os seus conhecimentos

Domine os termos técnicos quando falar com o mecânico. Reunimos os mais comuns. 

27 junho 2018
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Para começar, a relação entre a altura e a largura do pneu é expressa em percentagem. Por exemplo, 185/65 R15 – 0.65 é a relação entre altura e largura. A altura do flanco é 65% de 185 mm.

Aquaplaning ou hidroplanagem

Acumulação de água na zona frontal do pneu quando se encontra em movimento. Se a quantidade de água ultrapassar a capacidade de escoamento do pneu, o contacto com o piso pode deixar de existir. A falta de aderência faz com que o automóvel flutue sobre o lençol de água.

Alinhamento

Regulação das rodas e da suspensão, segundo a especificação de fábrica.

Banda de rolamento

Zona de contacto com a estrada. Deve aderir aos diferentes tipos de piso, resistir ao desgaste e à abrasão e aquecer pouco. Em estrada molhada, o pneu liberta a água através dos sulcos e mantém a aderência ao piso. 

Calibragem

Processo de compensação de ligeiras variações de peso do conjunto da roda e do pneu. Elimina possíveis vibrações.

Flanco

Parte lateral, entre a jante e o piso. Local onde se encontram as informações sobre comportamento em estrada, tamanho, índice de carga e de velocidade e dados de fabrico.

Indicador de desgaste do piso

Barra de borracha moldada na base do piso, posicionada, pelo menos, em três pontos à volta do pneu. Indica quando o padrão do piso tem apenas 1,6 mm, mínimo legal.

M+S

Marca Mud and Snow (lama e neve) dos pneus de neve e de vários pneus 4x4.

Nitrogénio

Gás inerte aplicado ao enchimento de pneus.

Piso 

Área do pneu em contacto com a estrada. Varia consoante a construção, os compostos e o desenho do piso e da pressão de ar do pneu.

Pneu radial 

Os filamentos metálicos convergem para o centro do pneu. Atualmente, todos os pneus são radiais.

Pneus de inverno

Desenvolvidos sobretudo para utilizar a temperaturas inferiores a 7 graus Celsius. Além de compostos para manter as propriedades a baixas temperaturas, contêm várias lâminas (ou lamelas) para maior aderência em estradas escorregadias.

Pneus para todas as estações 

Concebidos para usar todo o ano, ao contrário dos pneus específicos para Verão ou Inverno.

Pressão do ar 

Força exercida pelo ar dentro do pneu, expressa em “bar” (a pressão não equivale à alteração da força).

Pressão do pneu 

Medida do volume de ar no interior, quando o pneu está cheio, expressa em “bar”. Verifique regularmente e mantenha a pressão recomendada pelo fabricante. Consulte o manual do veículo. Nunca encha um pneu com uma pressão superior à pressão máxima indicada no flanco.

Recauchutagem 

Processo de substituir a camada do piso de um pneu.

Relação largura/altura 

Relação entre a altura e a largura do pneu expressa em percentagem. Por exemplo, 185/65 R15 – 0.65 é a relação entre altura e largura. A altura do flanco é 65% de 185 mm.

Revestimento interior 

Camada de borracha no interior de um pneu sem câmara-de-ar. Protege contra perda de pressão de ar numa utilização normal.

Run flat 

Pneu concebido para funcionar com pouca ou nenhuma pressão. Permite ao condutor continuar a viagem até um local seguro.

Sem câmara-de-ar (tubeless)

Pneus sem câmara-de-ar são, regra geral, pneus radiais. O revestimento interior evita perdas de ar.

Sílica 

Ingrediente do composto obtido a partir de areia, utilizado para melhorar a aderência em piso molhado e no Inverno, bem como para reduzir a resistência ao rolamento.

Sobrecamada 

Camada, normalmente de nylon, à volta das cintas. A velocidade elevada proporciona estabilidade dimensional e circunferencial à carcaça.

Sobreviragem

Perda de aderência das rodas traseiras em curvas. Oposto de subviragem.

Subviragem

Caso o veículo não responda corretamente à direção e tenha a tendência a seguir em frente. Oposto de sobreviragem.

Sulcos 

Canais do perfil do piso por onde a água é retirada da área útil de contacto.

Talão 

Zona do pneu em contacto com a roda. Trata-se de um aro de aço com várias camadas. Objetivo: proporcionar uma pressão de contacto adequada entre o pneu e a jante, garantindo a vedação do ar.

Tamanho da roda

Diâmetro real da jante medido em polegadas. Por exemplo, em 185/65 R15, o diâmetro da jante é de 15 polegadas.

Tela 

Fibra ou filamento de poliéster, rayon, nylon ou aço que confere força à carcaça e às cintas do pneu.

Vulcanização 

Processo de aquecer os compostos de borracha para lhes conferir as características necessárias aos pneus.

Válvula 

Dispositivo através do qual o pneu é enchido.